Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Isis Borge Diretora da divisão de recrutamento Engenharia, Supply Chain, Marketing e Vendas da Talenses

Cinco livros que ajudam a pensar sobre negócios e carreira

Dicas de leituras para aproveitar durante a quarentena e no feriado do dia do trabalho

Por Isis Borge, colunista de VOCÊ S/A 30 abr 2020, 13h26

Tenho visto muitas pessoas acompanhando lives e webinars, consumindo informações de uma forma geral em formato de vídeo. Mas tenho visto poucos relatos de pessoas que estejam conseguindo dedicar tempo à leitura de livros.

Resolvi abordar esse tema porque tenho notado os líderes cada mais interessados no hábito de leitura dos profissionais, seja nos processos seletivos ou mesmo em avaliações de desempenho. Em geral, eles querem saber os últimos livros que o profissional leu ou quais obras foram mais significativas para aquela pessoa.

  • É interessante que você entenda o motivo desse interesse. A empresa não vai aprovar, reprovar ou desqualificar alguém com base no livro que foi lido. Com essas simples perguntas, a intenção é saber o quanto o profissional está investindo em seu próprio desenvolvimento, se ele está buscando formas de ampliar sua visão sobre o mundo e se está aberto a pontos de vista de outras pessoas.

    Então, aproveitando esse período em que muitos de nós não precisa mais se deslocar para o trabalho e estamos com mais chance de tentar equilibrar vida pessoal e profissional, gostaria de compartilhar a sugestão de cinco livros que gosto muito.

    A Arte da Guerra, de Sun Tzu

    É um livro atemporal, que nos traz muitos ensinamentos de liderança. Um dia desses,  inclusive, eu o reli. Afinal, nesse momento estamos enfrentando uma batalha contra a covid-19, com empresas e pessoas se unindo em prol de um bem maior.

    Good to Great, de Jim Collins

    Esse livro traz uma reflexão muito interessante com insights do que algumas empresas fazem para se destacar no mercado. Um ponto muito importante abordado pelo autor e que eu, particularmente, também acredito muito é a importância da disciplina no meio corporativo.

    The Speed of Trust, de Stephen Covey e Rebecca Merrill

    Esse livro apresenta exemplos práticos de uma série de ações de liderança para se construir uma relação de confiança entre o líder e o liderado. Nessa leitura também é possível lembrarmos que leva-se muito tempo para desenvolver uma relação de confiança, mas que esse laço pode ser perdido rapidamente, dependendo das nossas ações. Se você é gestor ou pretende gerir um time, precisa ler esse livro.

    Continua após a publicidade

    Execução, de Larry Bossidy e Ram Charan

    Esse é um verdadeiro clássico no mundo dos negócios e nos inspira à ação e a sermos melhores profissionais. Já ouvi muitos CEOs citando esse título quando questionados sobre o seu livro de cabeceira. Eu mesma já li cinco vezes e a cada leitura capto um aprendizado novo. Então, recomendo fortemente.

    A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

    Eu adoro esse livro por ele desafiar o status quo. Os autores mostram, por exemplo, que é possível se diferenciar com preços baixos e usam o case da rede de lojas Ikea para explicar como fazer isso. Há também a história da reinvenção do Cirque du Soleil. No livro, o oceano vermelho é descrito como um mar cheio de sangue, que é assim porque os tubarões (a metáfora para os concorrentes) ficam ferindo uns aos outros. O oceano azul, por sua vez, é quando uma empresa encontra um campo de atuação sem concorrência. Esse livro pode trazer ideias novas de empreendedorismo — a saída para muitos neste momento.

    Falta de tempo?

    Às vezes sou indagada pelos candidatos sobre como conseguir tempo para ler. Para mim é uma questão de administrar o tempo. Da mesma forma que arranjamos tempo para fazer uma série de coisas ao longo do dia, precisamos nos organizar para conseguir esse espaço na agenda. Que tal acordar 20 minutos mais cedo ou abrir mão de um programa de televisão? É importante ressaltar que as plataformas de leitura podem nos ajudar nesse sentido, você não precisa estar com o livro em mãos, é possível abrir um livro no computador, no tablet, no celular ou até mesmo testar um audio book.

    Pense em uma rotina que faça sentido para você e comece. Quanto ao assunto dos livros, podem ser os mais variados, de romances, poesias, mistério, negócios, moda, algum hobby que você tenha ou biografias de pessoas inspiradoras. Tudo é válido, pois acredito que sempre existe um ganho na leitura de algo novo.

    Quanto mais lemos, maior é a nossa visão de mundo e a nossa capacidade de pensar fora da caixa. Tudo isso melhora a qualidade da nossa tomada de decisões na resolução de problemas. Sem falar no fato de que, com mais conteúdo, podemos ampliar o nível das nossas conversas, já que temos um prisma mais amplo de informações.

    Temos inclusive à disposição o site do governo com livros de domínio publico no qual é possível baixarmos em PDF alguns clássicos de leitura de forma gratuita. (http://www.dominiopublico.gov.br)

    Faço votos que você consiga inserir na sua rotina a leitura de um livro nesses próximos dias e ingresse em um mundo de novas idéias e novos aprendizados.

    • A Editora Abril tem uma parceria com Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela Você S/A sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

     

    Divulgação/VOCÊ S/A
    Continua após a publicidade
    Publicidade