Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

“Robôs sociais” já fazem atendimento amigável em eventos

Com um faturamento anual de R$ 291,1 bilhões, mercado de eventos aposta na tecnologia e busca inovar na recepção aos participantes com autômatos.

Por Redação
Atualizado em 23 ago 2024, 18h41 - Publicado em 23 ago 2024, 18h40
Uma renderização de um robô com uma caixa de diálogo ao seu lado.
 (Marina Borodacheva / Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

Em vez das tradicionais recepcionistas de cabelos alinhados e roupas impecáveis, imagine-se agora entrando em um evento corporativo com um clima mais futurista, onde é recebido por robôs elegantemente vestidos e com uma expressão facial simpática, mas claramente robótica.

A utilização de robôs de atendimento em eventos corporativos está mudando a forma como as empresas interagem com seus participantes. A tecnologia robótica oferece uma abordagem moderna e eficiente para a recepção e assistência durante eventos empresariais.

Um exemplo é o “Robios Go”, da Human Robotics, startup que cria robôs sociais e personalizáveis para atendimento presencial, que podem ser programados para atender os participantes de forma amigável e proativa, proporcionando uma experiência única desde o momento do check-in.

Como explica Olivier Smadja, CEO da Human Robotics, “sua capacidade de interação por meio de comandos de voz, respostas a perguntas frequentes e orientações precisas contribuem para uma recepção mais dinâmica e personalizada. Ele acaba tornando a experiência divertida, em que os usuários gravam melhor as informações sugeridas”.

Hellen Borges, head de Inovação da Ligga Telecom, destaca os benefícios proporcionados pela utilização dos robôs em seus eventos. “A tecnologia robótica transmite uma imagem de empresa inovadora, os robôs oferecem uma experiência original aos participantes, despertando a curiosidade e proporcionando um diferencial competitivo que atrai a atenção da mídia e do público presente no evento.”

Continua após a publicidade

Além da recepção, os robôs podem ser programados para transmitir informações importantes sobre o evento, palestras, workshops e demais atividades, garantindo que os participantes estejam bem informados e engajados. Essa presença acaba criando um ambiente tecnologicamente avançado, alinhando a imagem da empresa com a modernidade e a eficiência.

Para Hellen, os resultados para a empresa que optou pela tecnologia robótica ficam evidentes: “No caso da Ligga, ao implementarmos algo inovador, garantimos também a segurança das informações passadas aos nossos participantes e colaboradores”.

Processo com robôs permite análise de dados do evento

Ela conta ainda que foi possível automatizar todo o processo e realizar análise de dados pré e pós-eventos. “Essas melhorias contribuíram significativamente para análises como perfil e faixa etária do público, as perguntas feitas, entre outras informações importantes para os negócios.”

Os robôs não são usados apenas para recepção. Eles também podem ser incorporados em atividades de entretenimento, como quizzes interativos, criando momentos de descontração e networking entre os participantes.

Além disso, a eficiência operacional pode ser aprimorada, uma vez que os robôs podem ser programados para realizar tarefas específicas, o que otimiza os processos logísticos e permite que a equipe se concentre em atividades mais estratégicas.

Continua após a publicidade

O mercado de eventos

De acordo com a Abrape – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, os eventos e o hub setorial representam 3,8% do PIB brasileiro, com um faturamento anual de R$ 291,1 bilhões. Esse setor abrange uma ampla variedade de atividades, desde grandes conferências, eventos corporativos, convenções até casamentos e eventos sociais. 

Segundo pesquisa da Sympla, plataforma de venda de ingressos, o número de eventos corporativos apresentou um aumento de cerca de 36% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o último trimestre do ano anterior.

Compartilhe essa matéria via:

As empresas estão mudando. O tempo todo. Fique por dentro: acompanhe a Você RH no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.