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Raio-X da liderança indica pontos de atenção para empresas brasileiras

As organizações devem olhar mais para os stakeholders e menos para os processos, afirma diretor da Fundação Dom Cabral, responsável pelo estudo.

Por Luisa Costa
Atualizado em 5 nov 2024, 10h22 - Publicado em 1 nov 2024, 19h27
Ilustração de Cartoon Color King jogando cartas.
 (Bigmouse108/Getty Images)
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A Fundação Dom Cabral (FDC) fez um raio-X da liderança no Brasil – a primeira edição de um estudo que, segundo a organização, será realizado anualmente. E descobriu os três estilos de gestão mais desenvolvidos por aqui: responsável, adaptativo e ágil.

A liderança responsável reconhece que as empresas não operam de maneira isolada e coloca a sustentabilidade no centro das decisões. A adaptativa, por sua vez, é flexível e está sempre ajustando suas estratégias. Já a liderança ágil se difere das outras pela velocidade com que responde às demandas do mercado.

A FDC considera que existem outros três estilos de gestão: inovadora e centrada no cliente, com nomes autoexplicativos, e liderança em redes, que reconhece a importância da colaboração.

Cada uma das seis dimensões tem sua importância – e desenvolvê-las continua a ser um desafio, segundo Paulo Almeida, diretor da área de pesquisa aplicada em desenvolvimento de pessoas, organizações e lideranças da FDC. 

Mas as empresas deveriam dar uma atenção maior à liderança responsável. Porque “como sempre destaca Antônio Batista [presidente da FDC], só as empresas que se prepararem para deixar o seu legado de sustentabilidade e impacto positivo sobreviverão”, afirma Paulo.

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No estudo, a FDC entrevistou lideranças de 139 empresas de portes variados que atuam em todas as regiões do Brasil. Fez 36 perguntas para cada participante, que permitiam identificar como ele enxerga a força de cada dimensão de liderança em sua empresa.

Discrepâncias por hierarquia e porte

Os entrevistados eram gerentes, diretores ou executivos do alto escalão (presidentes, vice-presidentes e conselheiros). A FDC considerou essa divisão ao analisar as respostas e percebeu uma série de discrepâncias entre as categorias. 

O C-level acredita que a dimensão da liderança responsável está mais desenvolvida em comparação a seus colegas com cargos inferiores. Mas dois estilos de gestão, inovador e centrado no cliente, parecem mais fortes entre as empresas brasileiras quando consideramos a opinião da diretoria.

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A FDC também considerou o porte e o faturamento das empresas entrevistadas. A conclusão: organizações com mais de 500 funcionários precisam integrar mais seus stakeholders; focar nos clientes e na agilidade. Empresas menores, com pelo menos 100 funcionários, precisariam focar em inovação.

Segundo Paulo Almeida, no geral, as empresas brasileiras devem se atentar mais ao impacto que geram nos stakeholders – e olhar menos para processos.

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Errata: a versão original deste texto dizia que o nome do diretor da Fundação Dom Cabral era Paulo Vicente. O sobrenome correto do entrevistado é Almeida.

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