Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

RHadioCast: o recrutamento de profissionais de tecnologia

Diego Barbosa, sócio-fundador da Rooby, fala sobre as especificidades dos processos seletivos para profissionais tech, sobre a fuga de talentos para o exterior e sobre o déficit de soft skills no setor.

Por Luisa Costa
14 abr 2025, 18h45
Fotografia do entrevistado Diego Barbosa.
 (Youtube/VOCÊ RH)
Continua após publicidade

Nesta segunda (14), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal da Você RH sobre gestão de pessoas. Desta vez, nosso tema é o recrutamento de profissionais de tecnologia. E o convidado é um especialista no assunto: Diego Barbosa, sócio-fundador da Rooby.

O executivo falou sobre as especificidades dos processos de seleção para cargos de tecnologia e, claro, sobre a atuação de sua empresa, que também ajuda outras companhias a preencherem posições de liderança corporativa em setores com “um grau de complexidade mais alto”, como engenharia, supply e finanças.

Confira abaixo o episódio completo, disponível no YouTube da Você RH.

Ao longo da entrevista realizada pelo editor-chefe da Você RH, Alexandre Carvalho, que aparece acima na prévia do vídeo, o executivo da Rooby explicou que o mercado de tecnologia já passou por uma escassez de talentos mais acentuada, mas “ainda existe muita pressão”. Isso porque, hoje, há empresas de setores diversos buscando esses profissionais – inclusive empresas gringas, que procuram funcionários no Brasil.

Continua após a publicidade

A fuga de talentos existe há muitos anos. Mas, segundo Diego, o Brasil está se consolidando cada vez mais como um celeiro de talentos. “Uma das consequências [desse fenômeno] a médio e longo prazo é o fato de grandes empresas optarem por montar hubs de tecnologia no Brasil, por conta da competência, reputação e comprometimento dos nossos profissionais.”

O executivo explicou que uma das preocupações da Rooby é estabelecer relações de confiança com pessoas do setor, mesmo sem oportunidades à vista, e prepará-las para assumir cargos de liderança, resolvendo um déficit comum de soft skills necessárias para a gestão de pessoas.

Diego também aborda a relevância da inteligência artificial no mercado de tecnologia e o número ainda insuficiente de mulheres em posições de liderança nas empresas tech. Confira no episódio completo.

Continua após a publicidade

Clique aqui e confira os episódios anteriores do RHadioCast.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.