ABRH-SP celebra 60 anos de história
Associação de 1965 é uma das principais referências nacionais em gestão de pessoas, influência legislativa e transformação do mundo do trabalho.
Em 2025, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo (ABRH-SP), completa 60 anos. A data celebra a trajetória de uma entidade que acompanhou e, algumas vezes liderou, a evolução da área de Recursos Humanos no Brasil, atuando como ponte entre o desenvolvimento de profissionais, organizações e políticas públicas.
Criada em 1965, ainda sob o nome de Associação Paulista de Administração de Pessoal (APAP), a organização surgiu do desejo de jovens profissionais por mais representatividade e troca de experiências em uma área que ainda engatinhava. Hoje, seis décadas depois, a ABRH-SP representa uma comunidade ativa e estratégica que movimenta debates, influencia legislações, forma lideranças e fortalece o capital humano nas empresas de todo o estado.
“A história da ABRH-SP é também do amadurecimento do RH no Brasil. A associação foi pioneira em promover discussões, capacitações e eventos que acompanharam as profundas transformações no mundo do trabalho”, afirma Eliane Aere, presidente da ABRH-SP.
Ao longo das décadas, a entidade esteve nos principais movimentos que moldaram o setor. Nos anos 1970, organizava debates sobre relações de trabalho no auge das greves operárias do ABC. Já nas décadas de 1980 e 1990, acompanhou a transição da área de Administração de Pessoal para Recursos Humanos, promovendo discussões sobre terceirização, qualidade de vida, responsabilidade social e globalização.
Com a evolução do papel do RH nas empresas, a associação também se modernizou. A mudança de nome de APAP para APARH e, posteriormente, para ABRH-SP, refletiu um alinhamento institucional e também uma abertura para temas contemporâneos, além de uma atuação mais ampla no estado de São Paulo.
Um marco importante foi a conquista da sede própria em 2005, na região da Berrini, na capital paulista. O projeto Amigos para Sempre, que viabilizou a compra do espaço com apoio de 40 empresas e entidades, representa a força coletiva da comunidade de RH, oferecendo à Associação a estrutura necessária para crescer. O lugar se consolidou como um polo de debates, encontros e ações formativas, fomentando o surgimento de novas Regionais no interior e ampliando a capilaridade da entidade em todo o estado.
A partir dos anos 2010, a ABRH-SP aprofundou sua atuação em temas como diversidade, equidade e inclusão, com a criação do Fórum de Inclusão da Diversidade, e lançou projetos de desenvolvimento como o Programa MentoRHia. Na década seguinte, ampliou seu impacto com iniciativas como os Grupos de Estudos e o CORHALE (Comitê RH de Apoio Legislativo), que acompanha e contribui com projetos de lei que afetam diretamente a gestão de pessoas no país.
Durante a pandemia, a associação migrou suas ações para o ambiente digital, mantendo o calendário de workshops, masterclasses e semanas temáticas. Isso fortaleceu sua conexão com os profissionais do setor em um dos momentos mais desafiadores da história recente.
Entre seus principais eventos atuais, estão o LIFE – Liderança Feminina em Movimento, um dos maiores congressos de liderança feminina do país, e o CHRO Fórum, que em 2024 se transformou em uma Conferência & Expo, reunindo lideranças de RH para discutir o futuro da gestão de pessoas.
Saúde mental nas empresas: do cuidado pontual à cultura contínua
Vacinação corporativa: base para a saúde organizacional
Liderança, gestão de pessoas e IA serão prioridade das áreas de T&D em 2026
Mudança x transição: o que Louise Bourgeois tem a nos ensinar
Habilidade e motivação: o segredo para envelhecer bem







