Clique e Assine VOCÊ RH por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

RHadioCast: a responsabilidade social da Bauducco é o tema do 19º episódio

Daniella Alledo, diretora de Gente e Cultura na companhia, fala sobre projetos que procuram capacitar jovens e empregar egressos. Confira.

Por Luisa Costa
24 jun 2024, 18h44

O assunto da vez no RHadioCast é responsabilidade social, e nossa convidada é uma expert no assunto: Daniella Alledo, diretora global de Gente e Cultura da Bauducco. Em um bate-papo com o editor-chefe da Você RH, a executiva falou sobre dois grandes projetos da empresa: o Instituto Bauducco, que promove a capacitação e o desenvolvimento pessoal de jovens que vivem próximos às fábricas da companhia, e um programa destinado a ressocializar egressos, empregando-os no setor de logística da empresa.

Segundo Daniella, essas iniciativas estão muito conectadas à cultura da organização, cujas principais missões são “fazer o belo”, oferecendo produtos que possam promover momentos inesquecíveis aos clientes, e “fazer o bem”, impactando pessoas de maneira positiva.

“A gente começou a trabalhar com isso [responsabilidade social] em 2018, quando a pauta do ESG ainda não tinha as dimensões que tem hoje”, afirma a diretora. “Sempre pensamos em oferecer capacitações e oportunidades para quem está ao nosso redor. A maioria dos profissionais que trabalham com a gente há mais de 20 anos, por exemplo, são pessoas que vivem no entorno das fábricas da Bauducco.”

Daí veio a fundação, em 2018, do Instituto Bauducco – que até hoje formou 140 profissionais em panificação. A escassez de mão de obra especializada foi um dos motivos para o surgimento da iniciativa, mas o fator principal, segundo Daniella, foi a história da companhia. “O Instituto existe porque a Bauducco é feita por empreendedores. A empresa está no Brasil há 70 anos e surgiu com a chegada de um italiano no país, que decidiu se estabelecer e construir seu negócio aqui.”

Continua após a publicidade

Muitos terminam o curso justamente com vontade de abrir o próprio negócio. Mas muitos também encontram vagas na companhia ou em empresas parceiras da Bauducco, como a Nestlé e o Outback. “E essa iniciativa não abre portas apenas na área de panificação”, explica a diretora. Das 140 pessoas que tiveram aulas de panificação no Instituto, mentoria com funcionários da Bauducco e conversas sobre desenvolvimento pessoal com psicólogos, 52 trabalham no setor administrativo da empresa, por exemplo. Segundo Daniella, aproximadamente 90% dos jovens saem do Instituto com um emprego.

Por falar em recrutamento, perguntamos à executiva sobre o que é talento para o RH da Bauducco. “É quem conhece nosso propósito, sabe o que a gente faz e quer trabalhar com a gente. A gente quer pessoas que estão alinhadas com aquilo que nós queremos construir para o futuro. Empresa familiar é assim: tem que trabalhar gostando dos nossos produtos.”

Confira abaixo a entrevista na íntegra. E acesse nosso canal do YouTube (ou esta página) para conferir os episódios anteriores do RHadioCast.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.