10 principais motivos de demissão no Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego fez um levantamento com 53 mil trabalhadores que pediram o desligamento da sua empresa entre novembro de 2023 e abril de 2024.

Estudo inédito

Conclusão: os brasileiros pedem demissão principalmente quando têm outro emprego em vista ou quando recebem salários baixos. Outro motivo é a falta de reconhecimento profissional. 

"Eu me demito"

Os 10 principais motivos para pedir demissão: 1. Outro emprego em vista; 2. Salário baixo; 3. Falta de reconhecimento; 4. Problemas éticos com a empresa; 5. Adoecimento por estresse decorrente do trabalho;

6. Dificuldade de locomoção entre a casa e o trabalho; 7. Busca por outro tipo de trabalho; 8. Problemas com a chefia imediata; 9. Falta de flexibilidade na jornada de trabalho; e 10. Necessidade de cuidar de uma criança ou outro membro da família.

Segundo o Ministério do Trabalho e do Emprego, o levantamento não encontrou diferenças consideráveis nas motivações por sexo, faixa etária, raça e etnia e regiões do país.

Razões universais

As mulheres, porém, relatam mais problemas relacionados a chefias imediatas, flexibilidade na jornada e adoecimento mental provocado por estresse do trabalho em comparação aos homens.

Pequena diferença