Como responder ao avanço da IA generativa no cotidiano das empresas? Pesquisas do Gartner mostram em que pé estão as iniciativas do RH – e indicam pontos de atenção. Veja a seguir.
O número de líderes de RH que estão realizando projetos-piloto aumentou 12% em um ano. Mas a porcentagem dos que implementaram a IA no cotidiano permaneceu a mesma (18%).
Caso as ferramentas de IA aumentem a eficiência no trabalho como esperado, 67% dos líderes de RH esperam realocar funcionários, e 49% vão parar de preencher postos que vaguem naturalmente.
27% dos líderes estão organizando grupos de estudo e/ou preparando funcionários cujo trabalho será afetado pela automação, e 35% estão atualizando planos de desenvolvimento.
Veja a seguir três recomendações do Gartner para o RH apoiar a adoção da IA generativa.
Desenvolva ferramentas de IA personalizadas com a área de TI, identificando áreas nas quais as soluções possam oferecer mais valor estratégico e eficiência operacional.
Prepare sua força de trabalho para a IA generativa avaliando as competências atuais dos funcionários e aumentando o investimento em programas de letramento e capacitação.
Priorize a realocação interna para gerenciar as transformações causadas pela IA na força de trabalho. Desacelere as contratações e considere demissões como um último recurso.