Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Degustador de água potável? Saiba o que esse profissional faz

Na Sabesp, além do especialista em sabor e odor do líquido, há outros trabalhadores com funções raras, como "ouvir" vazamentos. Conheça.

Por Alexandre Carvalho
30 abr 2025, 15h28
Imagem de torneira de água prateada pingando uma grande gota de água no fundo azul.
 (Dragon Claws/Getty Images)
Continua após publicidade

Taça na mão, olhar concentrado, rodopio meticuloso do líquido, nariz enfiado no copo como se fosse decifrar um segredo milenar. O ritual da degustação de vinhos beira uma cerimônia sagrada — e, convenhamos, um pouco teatral. Tem quem diga que sente “notas de frutas vermelhas silvestres colhidas ao amanhecer”, enquanto o amigo do lado só identifica “um gosto bom de uva”.

E quando se trata de avaliar o gosto e o odor de água potável? Aí há menos pompa e mais tecnologia envolvida.

É o trabalho de Eduardo Torres da Cunha, técnico em saneamento da Sabesp. Desde 2008, ele atua no Laboratório de Orgânica, onde realiza análises diárias de substâncias, como agrotóxicos em água potável, tanto de captação superficial quanto subterrânea. E faz isso por meio de técnicas avançadas de cromatografia gasosa e líquida com espectrometria de massas. “São técnicas de análises em equipamentos de tecnologia de última geração”, afirma.

Um dos aspectos mais curiosos de seu trabalho é a justamente a “degustação”: uma análise de gosto e odor da água potável. Eduardo realiza essa missão para garantir que a água fornecida pela Sabesp esteja dentro dos padrões exigidos pela legislação e adequada para o consumo.

Essa tarefa, muitas vezes desconhecida, desperta grande interesse. “Meu trabalho sempre causa bastante curiosidade, pois desde crianças aprendemos que água não tem cheiro nem gosto.” Sua função é técnica, mas também educativa, principalmente, para quem não conhece a complexidade envolvida na produção e no controle da qualidade da água, uma função vital para o bem-estar da população.

Continua após a publicidade

Profissional que ouve vazamentos

Outra função curiosa da equipe da Sabesp é a de Ailton Tomé da Cruz, que atua como agente de saneamento e construiu sua trajetória se especializando na detecção de vazamentos invisíveis – um trabalho minucioso que exige técnica, sensibilidade e o apoio de tecnologias de ponta. Entre os equipamentos usados, destaca-se o geofone, um detector acústico capaz de “ouvir” vazamentos subterrâneos de água mesmo em meio ao barulho típico da cidade.

“O geofone tem um sistema de amplificação totalmente digital, munido de filtros internos capazes de reduzir automaticamente os ruídos intermitentes e indesejáveis, como latidos de cães, pessoas conversando, passos de pedestres, sons causados por impactos, tráfego de veículos de passeio, vento soprando, etc.”, diz o agente.

Quando há reclamações de baixa pressão ou falta d’água, o trabalho de Ailton começa com a análise da situação no sistema. Ele consulta plantas técnicas e vai até o local medir a pressão diretamente no hidrômetro do cliente. O ideal, segundo ele, é que a água chegue com, no mínimo, 10 metros de coluna d’água – suficiente para abastecer caixas até o terceiro andar.

Continua após a publicidade

Se a pressão estiver abaixo do esperado, começa a investigação com a haste de escuta, um instrumento que ajuda a identificar o som do vazamento em pontos como registros, hidrantes e ramais. Quando é encontrado um ponto suspeito, Ailton realiza uma sondagem com uma haste de perfuração. Se a haste sair molhada, o vazamento está confirmado. O local é então marcado para que outra equipe realize o reparo.

Para ele, o conhecimento que tem hoje foi adquirido na prática, dentro da companhia. Seu trabalho, embora pouco visível para quem está do lado de fora, é essencial para garantir que a água chegue com qualidade e regularidade às casas dos paulistanos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.