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Isis Borge

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Executive Director Talenses & Managing Partner Talenses Group
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Por que você deveria ir mais a eventos corporativos

Não é só o CONARH. Sair mais de casa (ou do escritório) gera oportunidades de aprendizado, autoconhecimento e, claro, networking.

Por Isis Borge, colunista de VOCÊ RH
30 ago 2024, 16h28
Bonecos de madeira com balões de cor neon sobre cada um.
 (Constantine Johnny / Getty Images/Reprodução)
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Recentemente, o presidente de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo disse que estava implementando medidas para incentivar o retorno da equipe ao trabalho presencial. A razão? Ele acredita que a riqueza das trocas no dia a dia, olho no olho, gera uma inovação incomparável para o negócio e para o desenvolvimento dos profissionais.

Para ele, brainstormings e interações que ocorrem quando as pessoas estão fisicamente juntas, simplesmente, não acontecem da mesma maneira no formato virtual. A visão desse executivo reforça a importância do networking como uma ferramenta poderosa não apenas para o crescimento individual, mas também para o avanço organizacional.

Ao acompanhar diversos eventos nos setores em que atuo, vejo o quanto as pessoas criam importantes relações mesmo atuando em empresas diferentes e, muitas vezes, até concorrentes. Respeitadas as confidencialidades de dados sensíveis, as trocas entre profissionais são saudáveis e geram laços que podem impulsionar carreiras e negócios de forma mais acelerada.

Ver o outro é entender mais de si mesmo

Tudo isso acontece porque networking vai além de simples conexões. Trata-se de construir relacionamentos significativos que podem abrir portas e proporcionar novas oportunidades. Além disso, quando conversamos com outras pessoas, temos oportunidade de entender melhor nossos dilemas, esclarecer dúvidas, confirmar ideias ou melhorar pensamentos.

É um grande erro ficar imerso apenas no universo da nossa empresa ou do home office. A interação com outros profissionais, a participação em eventos e a construção de uma rede de contatos ativa são práticas que ampliam nossa visão de mercado e nos colocam em uma posição de destaque. Nos beneficiamos disso, também, quando participamos de cursos presenciais.

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Diante da chegada da inteligência artificial, o investimento em momentos que desenvolvam e aprimorem habilidades técnicas, conhecimentos e a nossa capacidade de comunicação e colaboração com o outro é um passo importante para mantermos a nossa relevância e competitividade no mercado de trabalho. É a base de uma carreira sólida e bem-sucedida.

O sucesso profissional no século 21 requer um compromisso contínuo com o aprendizado e o relacionamento com outros profissionais. Não se trata apenas de dominar novas ferramentas ou tecnologias, mas também de estar disposto a aprender com outras pessoas e a contribuir para o crescimento mútuo. Ao fazer isso, você não só estará investindo em sua própria carreira, mas também ajudando a construir um mercado de trabalho mais dinâmico e inovador.

Aqui entram dois conceitos importantes. Falo do upskilling, que é o processo de aprimorar as habilidades que já possuímos para nos tornarmos ainda mais competentes e atualizados em nossa área de atuação. Também refiro-me ao reskilling, que diz respeito à aquisição de novas competências, muitas vezes em áreas diferentes daquelas nas quais atuamos.

Interagir é aprender, sempre

Creio que seja importante eu destacar que esse texto não é um manifesto contra o trabalho a distância. Sei o quanto o home office tem sido extremamente positivo para a qualidade de vida de muitas pessoas. Eu mesma tenho me beneficiado da opção de trabalhar a distância e valorizo muito essa possibilidade.

Entretanto, não podemos nos esquecer do valor das relações humanas. Estar em grupo e aprender com outras pessoas gera trocas e reflexões ricas que não seriam possíveis de outra forma. Participar de discussões e eventos e se conectar com colegas de profissão são práticas que fortalecem nossa rede de apoio e nos mantêm atualizados sobre as tendências e melhores práticas do mercado.

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Cada vez mais, o mercado de trabalho tem pedido por “eternos aprendizes”. Então, precisamos estar sempre abertos a experiências, conceitos e práticas. Fazer perguntas inteligentes para extrair o melhor das IAs e das interações com outras pessoas, aproveitando as tecnologias de maneiras estratégicas, é um dos fatores que nos diferenciam das máquinas.

Ser mais polivalente e abrangente em termos de conhecimentos não é mais uma vantagem competitiva opcional. É uma necessidade primordial.

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