ABRH abre inscrições para curso de comunicação não violenta
Primeira edição do treinamento online, cujo objetivo é criar ambientes de trabalho mais colaborativos, acontecerá nos dias 28 e 29 de abril.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) está oferecendo um curso sobre comunicação não violenta (CNV), uma formação voltada a profissionais que desejam desenvolver competências importantes para fortalecer vínculos interpessoais.
O objetivo da associação, ao oferecer o treinamento, seria aprimorar o diálogo nos escritórios e criar ambientes de trabalho mais empáticos e colaborativos.
A primeira edição do curso acontece nos dias 28 e 29 de abril, com novas turmas previstas para junho e setembro de 2025.
O treinamento será ministrado por Juliana Sardinha, diretora executiva da Efficacia, mestre em Gestão Econômica de Indústrias de Rede pelas universidades Paris-Sud 11 (França) e Pontificia Comillas (Espanha).
Economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com sólida trajetória no setor de petróleo e gás, Juliana iniciou seus estudos sobre comunicação não violenta em 2013. Desde então, oferece treinamentos corporativos, consultorias e eventos voltados à gestão de pessoas e liderança no Brasil e no exterior.
A proposta do curso, segundo a ABRH, é conduzir os participantes a uma “jornada de transformação” pessoal e profissional. O curso abordará temas como escuta ativa, empatia, comunicação consciente, feedback eficaz e estratégias de colaboração. O foco? Como essas práticas podem impactar positivamente os relacionamentos no ambiente corporativo.
Ao longo do curso, os participantes serão convidados a refletir sobre seus próprios gatilhos, julgamentos e necessidades. A CNV será apresentada não como uma técnica pontual, mas como “uma forma de estar no mundo” — uma prática que amplia a escuta, abre espaço para o entendimento e convida à colaboração.
Ao final da formação, espera-se que os profissionais estejam mais preparados para construir relações de confiança com colegas, transformar conflitos em oportunidades de conexão e promover uma cultura organizacional mais humana e produtiva.
O curso é online e aberto a associados e não associados da ABRH. Clique aqui para se inscrever e obter mais informações.