Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Canadá quer mais profissionais e vai levar brasileiros para lá

Brasileiros são "queridinhos" das empresas da cidade de Quebec, no Canadá, e recrutadores vêm até aqui entrevistar os profissionais.

Por Camila Pati Atualizado em 5 dez 2020, 20h58 - Publicado em 1 mar 2018, 06h00

São Paulo – A missão anual de recrutamento para trabalho na cidade de Québec, província de língua francesa do Canadá, já começou e os brasileiros são o foco neste ano. Com mercado de trabalho em ebulição na área de TI e indústria (usinagem), estão disponíveis apenas dentro dessa iniciativa 251 vagas.

As inscrições são gratuitas no processo seletivo e feitas por meio de cadastro no site Quebec na Cabeça e envio do currículo em francês. O prazo termina no dia 25 de março. Saber francês é o requisito em comum para todas as vagas, mas os níveis de idioma exigidos pelas empresas variam e podem ser consultados na descrição das vagas que podem ser consultadas também no site Quebec na Cabeça.

“Os trabalhos são temporários e variam de 1 a 3 anos e podem ser renovados, pois a necessidade desses profissionais é grande na região “, diz Janaina Kamide, conselheira em atração de talentos da agência Québec International, que promove o desenvolvimento da região e é responsável pela missão de recrutamento.

 A cidade de Quebec tem a maior taxa de empregos da província canadense, e até 2021 a previsão é que surjam 20 mil novos postos de trabalho. Os trâmites necessários para fins de imigração são feitos com a ajuda da empresa que vai contratar os brasileiros, os custos do processo também são pagos por elas. “Após um ano no território de Quebec, se desejar, o profissional pode começar as etapas para solicitar o visto permanente e assim estabelecer residência no país”, diz Janaína.

Quais são as oportunidades na área de TI

Só na área de TI, são 19,5 mil pessoas trabalhando em mais de 540 empresas. A missão quer atrair brasileiros formados em ciência da computação, sistemas de informação, tecnologia em redes de computadores, engenharia elétrica e eletrônica, além de tecnólogos em informática.

As funções em tecnologia que têm a maior demanda são para analista programador .NET, engenheiro de sistemas, arquiteto em infraestrutura tecnológica, consultor em arquitetura JAVA, consultor em arquitetura orgânica .NET, analista funcional, integrador SharePoint on-line, arquiteto de sistemas, analista programador em Microsoft .NET, analista programador software livre ou JAVA, desenvolvedor COBOL.

Quais são as oportunidades na área de usinagem

Continua após a publicidade

Para profissionais em usinagem, as empresas querem especialistas com experiência em eletromecânica, técnico em controle de instrumentação, mecânica industrial, operação e programação de máquinas, operação de máquinas CNC e soldagem.

Recrutadores vêm até o Brasil para as entrevistas

Tradicionalmente, a missão de recrutamento é virtual, com as entrevistas de emprego feitas via Skype. Mas, nessa edição, a novidade é que os recrutadores vêm até o Brasil e as conversas serão presenciais em São Paulo (SP), em abril. “A agência Québec Internacional acompanhará gestores contratantes de 11 empresas da cidade de Québec e região ao Brasil”, diz Janaína.

A seleção e convocação dos candidatos serão realizadas entre os dias 2 e 13 de abril e as entrevistas, nos dias 21 e 22 do mesmo mês.

“É uma missão exclusiva para candidatos do Brasil. Entre vários países da América Latina que estavam sendo cotados para receber a visita das empresas, o Brasil foi o escolhido, pois os profissionais brasileiros são bem-conceituados em Québec”, diz Janaína.  Iniciativas diferentes de recrutamento, no entanto, serão realizadas em maio e junho na França e na Tunísia, de acordo com ela.

Entre os motivos por que os brasileiros são os preferidos pelas empresas estão o bom nível de formação acadêmica, a qualidade da experiência profissional e também pelo conhecimento de francês.

“A abertura em aprender francês para os que ainda não têm o domínio do idioma, que é a única língua oficial da província, também é uma boa característica do povo brasileiro e sobretudo por possuírem ótima capacidade de adaptação à cultura quebequense”, explica Janaína.

De acordo com ela, ano após ano, o desempenho dos brasileiros no processo seletivo tem melhorado. “Temos muitos relatos de pessoas que se prepararam durante alguns meses e conseguiram uma vaga”, diz.

Ela recomenda que os interessados não deixem a inscrição para a última hora, já que a seleção de currículos já começou. “Quanto antes se candidatarem, maiores serão as chances de terem seu CV analisado com plena atenção”, diz.

Confira o resumo de todas as etapas do processo seletivo neste ano:

  • Vagas estão divulgadas no site Quebec na Cabeça
  • Candidatos devem se candidatar enviando o CV em francês até dia 25 de março
  • As empresas participantes da missão farão a pré-seleção dos candidatos que julgarem ter os perfis correspondentes às vagas publicadas
  • Entre os dias 2 e 13 de abril, a equipe do site Quebec na Cabeça convocará , por e-mail, os candidatos para as entrevistas presenciais
  • Dias 21 e 22 de abril, os candidatos convocados deverão comparecer no horário e local combinado para serem entrevistados pelos representantes das empresas
  • Se aprovado, candidato receberá uma oferta de emprego e a empresa o auxiliará a começar as etapas de imigração para receber um visto de trabalho temporário.
Continua após a publicidade

Publicidade