Programa de capacitação do Itaú abre 21 mil vagas para mulheres empreendedoras
Aulas sobre gestão de negócios são online e gratuitas. As candidatas selecionadas também poderão receber mentoria e incentivo financeiro.
O Itaú Unibanco está com 21,5 mil vagas abertas para um programa de capacitação gratuito voltado para mulheres empreendedoras, o Empreenda e Renda, uma iniciativa em parceria com a Rede Mulher Empreendedora. Interessadas de todas as regiões do país, que tenham mais de 18 anos, podem se candidatar até junho no site do projeto.
No curso online, as candidatas selecionadas aprenderão como formalizar e gerir um negócio, além de conhecer estratégias para adotar uma comunicação eficaz, fazer networking, administrar as finanças e, claro, vender seus produtos ou serviços.
As participantes das regiões Norte e Nordeste farão parte de turmas presenciais de capacitação, que prometem atender a demandas específicas de cada estado. No restante do país, as vagas para o programa são exclusivamente remotas.
Todas as mulheres receberão um certificado de conclusão ao final do curso. Além da capacitação gratuita, 105 das empreendedoras em potencial vão receber orientações personalizadas e exclusivas em um programa de mentoria – enquanto 85 receberão um incentivo financeiro para começar seus negócios.
A mentoria no Itaú
O Empreenda e Renda é um projeto do Itaú Mulher Empreendedora (IME), que há dez anos desenvolve iniciativas para apoiar o empreendedorismo feminino no Brasil. Em parceria com a International Finance Corporation, o programa já beneficiou 850 mil mulheres.
Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú, explica que os mentores do IME são colaboradores que desejam desenvolver habilidades de gestão e liderança – e, por isso, se tornam voluntários do programa. Já o processo de seleção destes mentores acontece com a ajuda de uma consultoria especializada.
Para ela, a mentoria tem o poder de transformação social e organizacional. “Aqui no banco, um dos pilares da nossa cultura é a valorização do trabalho em equipe. Então manter projetos em que colaboradores do banco podem ser tornar mentores de carreiras ou de empreendimentos fortalece a prática colaborativa e o propósito da organização de gerar um impacto positivo na sociedade.”