Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

RHadioCast: o recrutamento de profissionais de tecnologia

Diego Barbosa, sócio-fundador da Rooby, fala sobre as especificidades dos processos seletivos para profissionais tech, sobre a fuga de talentos para o exterior e sobre o déficit de soft skills no setor.

Por Luisa Costa
14 abr 2025, 18h45
Fotografia do entrevistado Diego Barbosa.
 (Youtube/VOCÊ RH)
Continua após publicidade

Nesta segunda (14), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal da Você RH sobre gestão de pessoas. Desta vez, nosso tema é o recrutamento de profissionais de tecnologia. E o convidado é um especialista no assunto: Diego Barbosa, sócio-fundador da Rooby.

O executivo falou sobre as especificidades dos processos de seleção para cargos de tecnologia e, claro, sobre a atuação de sua empresa, que também ajuda outras companhias a preencherem posições de liderança corporativa em setores com “um grau de complexidade mais alto”, como engenharia, supply e finanças.

Confira abaixo o episódio completo, disponível no YouTube da Você RH.

Ao longo da entrevista realizada pelo editor-chefe da Você RH, Alexandre Carvalho, que aparece acima na prévia do vídeo, o executivo da Rooby explicou que o mercado de tecnologia já passou por uma escassez de talentos mais acentuada, mas “ainda existe muita pressão”. Isso porque, hoje, há empresas de setores diversos buscando esses profissionais – inclusive empresas gringas, que procuram funcionários no Brasil.

Continua após a publicidade

A fuga de talentos existe há muitos anos. Mas, segundo Diego, o Brasil está se consolidando cada vez mais como um celeiro de talentos. “Uma das consequências [desse fenômeno] a médio e longo prazo é o fato de grandes empresas optarem por montar hubs de tecnologia no Brasil, por conta da competência, reputação e comprometimento dos nossos profissionais.”

O executivo explicou que uma das preocupações da Rooby é estabelecer relações de confiança com pessoas do setor, mesmo sem oportunidades à vista, e prepará-las para assumir cargos de liderança, resolvendo um déficit comum de soft skills necessárias para a gestão de pessoas.

Diego também aborda a relevância da inteligência artificial no mercado de tecnologia e o número ainda insuficiente de mulheres em posições de liderança nas empresas tech. Confira no episódio completo.

Continua após a publicidade

Clique aqui e confira os episódios anteriores do RHadioCast.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.