RHadioCast: o recrutamento de profissionais de tecnologia
Diego Barbosa, sócio-fundador da Rooby, fala sobre as especificidades dos processos seletivos para profissionais tech, sobre a fuga de talentos para o exterior e sobre o déficit de soft skills no setor.

Nesta segunda (14), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal da Você RH sobre gestão de pessoas. Desta vez, nosso tema é o recrutamento de profissionais de tecnologia. E o convidado é um especialista no assunto: Diego Barbosa, sócio-fundador da Rooby.
O executivo falou sobre as especificidades dos processos de seleção para cargos de tecnologia e, claro, sobre a atuação de sua empresa, que também ajuda outras companhias a preencherem posições de liderança corporativa em setores com “um grau de complexidade mais alto”, como engenharia, supply e finanças.
Confira abaixo o episódio completo, disponível no YouTube da Você RH.
Ao longo da entrevista realizada pelo editor-chefe da Você RH, Alexandre Carvalho, que aparece acima na prévia do vídeo, o executivo da Rooby explicou que o mercado de tecnologia já passou por uma escassez de talentos mais acentuada, mas “ainda existe muita pressão”. Isso porque, hoje, há empresas de setores diversos buscando esses profissionais – inclusive empresas gringas, que procuram funcionários no Brasil.
A fuga de talentos existe há muitos anos. Mas, segundo Diego, o Brasil está se consolidando cada vez mais como um celeiro de talentos. “Uma das consequências [desse fenômeno] a médio e longo prazo é o fato de grandes empresas optarem por montar hubs de tecnologia no Brasil, por conta da competência, reputação e comprometimento dos nossos profissionais.”
O executivo explicou que uma das preocupações da Rooby é estabelecer relações de confiança com pessoas do setor, mesmo sem oportunidades à vista, e prepará-las para assumir cargos de liderança, resolvendo um déficit comum de soft skills necessárias para a gestão de pessoas.
Diego também aborda a relevância da inteligência artificial no mercado de tecnologia e o número ainda insuficiente de mulheres em posições de liderança nas empresas tech. Confira no episódio completo.
Clique aqui e confira os episódios anteriores do RHadioCast.