Benefícios virtuais para colaboradores na palma da mão
Após adaptação de benefícios em meio à pandemia, colaboradores se sentem atraídos pela possibilidade de realizar consultas médicas e exercícios remotamente

Atrair e reter talentos não está entre as tarefas mais fáceis hoje em dia. Isso porque, com a pandemia de Covid-19, o mundo do trabalho e as expectativas dos profissionais mudaram. Pilares antes considerados essenciais, como salário acima da média ou ações sem flexibilidade de onde e como usufruí-las, perderam a força. Em contrapartida, as empresas que apostam em benefícios voltados à qualidade de vida, bem-estar e saúde mental, dando a oportunidade de o profissional escolher o melhor modelo – online ou presencial –, têm se destacado como marca empregadora.
A pandemia deu o empurrãozinho que faltava para o desenrolar de um cenário que já vinha sendo desenhado: o dos benefícios digitais. Durante os meses de confinamento, foi comum as companhias passarem alguns de seus benefícios para o ambiente virtual, como aulas de ginástica online ou por meio de lives, por exemplo. Algumas pesquisas mostram que, desde o início do confinamento, aplicativos de academia e treinamentos a distância tiveram um crescimento de até 300% em número de downloads. E a tendência é de mais avanço, mesmo com a retomada das atividades presenciais. Segundo a Global Market Insights, o mercado fitness digital vem se expandindo 30% a cada ano e a previsão é atingir 30 bilhões de dólares em 2026.
Esse também é o caso da telemedicina, que viabiliza a realização de consultas médicas a distância. Apesar de ter surgido em meio ao contexto emergencial da pandemia, o procedimento caiu no gosto de grande parte dos usuários. De acordo com dados da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), mais de 6 milhões de pessoas realizaram teleconsulta desde abril de 2020 e a taxa de resolução foi de aproximadamente 90%. A aceitação do método foi tanta que, no dia 27 de abril de 2022, a Câmara aprovou o projeto para a regulamentação do atendimento remoto no Brasil.
Isso tudo quer dizer que a demanda por atividades virtuais vai continuar a crescer e, dessa maneira, oferecer benefícios digitais pode ser um pilar de competitividade e atração de talentos.
VANTAGENS DOS BENEFÍCIOS ONLINE
Mas por qual motivo os benefícios online se tornaram queridinhos dos colaboradores? Entre as vantagens das ações virtuais estão o fato de o colaborador poder usufruí-las no momento mais adequado para a sua rotina, menos estresse de deslocamento para a realização das atividades e a possibilidade de compartilhamento com alguém do seu convívio.
A Betterfly, empresa que conta com uma plataforma de benefícios digitais, já trabalha com essa proposta. Entre os benefícios oferecidos estão: telemedicina, ações de saúde mental, orientação nutricional, educação financeira e programas de exercícios, que podem ser partilhados com os familiares.
E não para por aí. O funcionário é estimulado a cuidar de sua saúde e é recompensado por isso. Por meio da mecânica de jogos e da ciência comportamental, a plataforma da empresa rastreia e recompensa os bons hábitos dos usuários com doações a ONGs parceiras e oferta de seguro de vida. Isso quer dizer que, se o funcionário realizar atividades como caminhar, meditar ou praticar esportes, recebe “BetterCoins”, moedas virtuais, e pode trocá-las por recompensas. Os usuários podem progredir nos níveis, enfrentar desafios e competir nas tabelas de classificação da empresa. No final, todos ganham: empresa, time e a comunidade.