Flexibilizar benefícios é crucial para reter talentos
Nova solução Flash Points inclui uma plataforma de gestão de pontos simples e intuitiva, capaz de facilitar a vida dos profissionais de RH

Como melhorar a cobertura de benefícios para os colaboradores sem abrir mão da conformidade com a legislação? Esse é um dilema recorrente nos setores de recursos humanos das empresas.
De um lado, segundo uma pesquisa realizada pela empresa de soluções em benefícios Flash, 53% dos profissionais do setor consideram que reter talentos é a maior dificuldade, e 62% afirmam que conceder benefícios flexíveis, de acordo com as demandas de cada colaborador, é uma ferramenta poderosa para manter colaboradores motivados.
De outro, os times de RH têm o enorme desafio de equilibrar a legislação, os acordos coletivos de trabalho e a expectativa do pessoal – afinal, o levantamento aponta que 54% dos colaboradores preferem melhores benefícios a melhores salários, e 84% acreditam que organizações que investem nessa prestação de serviços são as que mais se importam com suas equipes.
Multibenefícios
A Flash lança um produto capaz de atender a esse desafio. Trata-se do Flash Points, solução em pontos com plataforma simples e intuitiva, capaz de desburocratizar a vida do RH ao passo que melhora a experiência do colaborador.
“Quando olhamos para o colaborador, fica claro que ele não quer mais ter um plástico para cada benefício que recebe. Por isso, o cartão multibenefícios se tornou uma inovação consolidada”, explica Guilherme Lane, fundador e diretor de tecnologia da Flash Benefícios.
“Agora, damos um passo além, unindo a gestão de benefícios seguráveis e não seguráveis em uma só plataforma. Com isso, a empresa consegue criar uma política de benefícios integrada, em que o colaborador pode usar os pontos da forma que faz mais sentido para ele, seja para incluir dependentes no plano de saúde e fazer upgrade em seu plano, contratar apoio psicológico ou pagar internet. O RH oferece novas opções de benefícios e ainda melhora a percepção de valor que o funcionário tem do pacote”, completa ele.
No sistema de benefícios por pontos da Flash, cada real investido corresponde a um ponto. O RH aloca os benefícios obrigatórios, como seguro-saúde e vale-alimentação, em pontos exclusivos. E os flexíveis podem ser distribuídos pelo funcionário em outras categorias, como refeição, cultura, educação e mobilidade.
“Isso permite que os colaboradores tenham mais liberdade na composição dos benefícios, seguindo as regras definidas pela empresa”, diz Guilherme. “No sistema de pontos, enquanto o trabalhador ganha mais autonomia, os RHs se tornam ainda mais estratégicos.”