Clique e Assine VOCÊ RH por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Um quarto de século de aprendizado

Arcos Dorados celebra 25 anos da chegada da Hamburger University, a universidade corporativa do McDonald’s, ao Brasil

Por *Josane Julião
2 dez 2022, 11h05
Arcos Dorados
 (Arcos Dorados/Divulgação)
Continua após publicidade

*Conteúdo publicitário

Um quarto de século é tempo bastante para que o mundo se transforme. Foi o que vimos acontecer desde 1997. Naquele ano, os telefones celulares em nada se pareciam com o que viriam a ser, usados para mensagens de texto e ligações; a internet estava em seus estágios iniciais; o mundo não havia chegado a 6 bilhões de habitantes (e chegou a 8 milhões no mês de novembro, segundo a ONU); o ensino era realizado com aulas presenciais, e os recursos digitais eram algo pouco comum. Que a educação passaria por um processo de digitalização era imaginável. Uma iniciativa pioneira, o Project Gutemberg, criado em 1971, ganhou impulso em meados dos anos 1990. A biblioteca digital mais antiga que existe disponibiliza, gratuitamente, textos clássicos em domínio público (mas não só). 

Desde 1994, a Enciclopédia Britannica entrou para o mundo virtual, preparando-se para

uma revolução na educação que ainda não se sabia como seria exatamente, mas que estava a caminho. Hoje, em um mundo de realidades virtual e aumentada, redes sociais, ensino a distância, aplicativos e tantos avanços, nem se cogita como seria ensinar sem recursos digitais. No Brasil, esta perspectiva ainda não é acessível em todas as regiões, mas é para essa meta que o aprimoramento de um sistema educacional se encaminha.

Continua após a publicidade

A digitalização é a realidade de muitos setores da economia, saúde, segurança, gestão e empresas. Serão necessários mais conhecimentos técnicos capazes de lidar com a dinâmica de permanente renovação que o avanço tecnológico impõe. Essa transformação exige mudança nos modos de se conduzir empresas, na organização do trabalho, em otimização da produção para reduzir custos e ampliar a eficiência. Ao mesmo tempo, é preciso formar lideranças que possam lidar com as relações entre empresas e colaboradores: habilidades interpessoais e inteligência emocional serão ferramentas cada vez mais necessárias também. A combinação de habilidades técnicas e não técnicas formarão os chamados “power skills”, e as instituições terão de preparar os futuros profissionais para usar esses instrumentos.

As universidades corporativas foram uma forma de preparar colaboradores para lidar com

necessidades específicas das empresas. E, embora o conceito desse tipo de instituição de ensino esteja perto de completar um século, a realidade digital acelerou seu desenvolvimento. Muitas empresas hoje mantêm universidades corporativas e projetam cursos para qualificar sua mão de obra e valorizar seu capital humano – o que se converte em melhores resultados.

Continua após a publicidade

Há 25 anos, por exemplo, a Hamburger University (que nasceu nos EUA em 1961), do McDonald’s, chegou ao Brasil, em São Paulo, e foi inclusive uma das primeiras do tipo no país. A unidade brasileira é mantida pela Arcos Dorados, maior franquia da rede de fast food no mundo. Os colaboradores que frequentam os cursos se aprofundam nas práticas operacionais – e parte expressiva do quadro de profissionais da empresa hoje começou em posições mais básicas, tendo tido a chance de ascender a posições de liderança. E existem ainda MBAs oferecidos pela HU, em parcerias com centros de excelência como FIA USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Senac. O programa Open Day é outra iniciativa pela qual a HU busca fazer parte das comunidades em que a Arcos Dorados está presente, abrindo as portas para compartilhar as melhores práticas nas áreas de Educação Corporativa.

A atuação da HU tem produzido resultados animadores: são mais de 208 mil inscrições em

programas abertos, certificação de líderes de restaurante em toda a América Latina e Caribe, parcerias educacionais com instituições e empresas líderes – a lista de sucessos é longa. Esse esforço foi reconhecido com premiações internacionais na área de ensino corporativo – a mais recente, Melhor Universidade Corporativa com Impacto no Negócio, é de 2019, do Global Council for Corporate Universities (Global CCU).

Continua após a publicidade

Para 2023, a meta é seguir na formação de lideranças mais preparadas e capazes, para que estejam aptas a encarar os próximos 25 anos de avanços e desafios. O resultado beneficia a empresa, a sociedade e os profissionais capacitados com o que há de mais moderno em liderança e gestão. Investir em educação é fabricar a chave para abrir as portas do crescimento econômico, do desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas e do caminho para o próximo quarto de século e além. Como disse o filósofo norte-americano Charles Kettering, o futuro nos interessa porque passaremos o resto de nossas vidas lá. Que cheguemos lá cada vez mais preparados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.