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Tripé do engajamento: como empresas podem intensificar a competitividade

Estreitar o relacionamento com os colaboradores é fundamental

Por Abril Branded Content Atualizado em 18 dez 2020, 18h12 - Publicado em 18 dez 2020, 10h00

Falar em competitividade hoje, em um mundo que tenta se adaptar aos reflexos da pandemia do novo coronavírus, é falar sobre pessoas. As companhias precisam investir no capital humano para manter os resultados e navegar (bem) nesse cenário. Um dos aspectos essenciais para isso é apostar em ações que mantenham o engajamento e olhem de perto para as necessidades e anseios dos profissionais. Na entrevista a seguir, Dagoberto Tenaglia Jr., CEO da HSOL MKT, agência que desenvolve soluções estratégicas de aprendizagem digital, live marketing e premiações corporativas, fala sobre como as corporações podem fazer isso.

Depois de ouvir mais de 1 milhão de trabalhadores em todo o mundo, a Gallup concluiu que apenas 13% deles estão engajados em suas empresas. O que a HSOL MKT tem feito para aumentar esse percentual nas companhias que atende, principalmente diante do cenário adverso que estamos enfrentando com a pandemia?
As empresas são feitas de pessoas e o relacionamento interpessoal é essencial. Então, trabalhamos com o tripé: treinamento, motivação e reconhecimento. Garantir a motivação da equipe é o caminho mais curto para alcançar altos níveis de produtividade e, consequentemente, resultados mais sustentáveis.

De que forma a empresa pode trabalhar esses assuntos? É importante uma atuação conjunta do RH com as demais áreas da empresa?
Não dá para pensar em ações com a empresa segmentada. É essencial que todas as áreas trabalhem de forma colaborativa em busca de um objetivo comum. O que acontece é que, muitas vezes, ainda vemos companhias com orçamentos separados por setores. O RH deve levar a questão à mesa e trabalhar em parcerias com as áreas de negócios para treinar, motivar e reconhecer os funcionários.

As capacitações e as ações de reconhecimento podem auxiliar no comprometimento dos colaboradores?
Em nossos mais de 20 anos de trabalho, percebemos que cerca de 98% das campanhas atingem esse objetivo depois de investir em ações de reconhecimento e em treinamento.

O que a HSOL MKT oferece nesse sentido?
Trabalhamos em três frentes: live marketing, aprendizagem digital e premiações corporativas. Nesse sentido, desenvolvemos ações que valorizam a imagem da empresa, diferenciam seus produtos ou serviços e fidelizam os clientes, como campanhas de incentivo e endomarketing. Além disso, disponibilizamos uma plataforma de treinamento corporativo, que já conta com 20.000 usuários e reúne metodologias para sensibilizar, treinar e desenvolver os profissionais. Só no período da pandemia, tivemos um crescimento de 75% no uso da plataforma. Para reconhecimento, contamos com cartões pré-pagos e uma plataforma completa de relacionamento e premiação corporativa. Mais do que um sistema de prêmios, a Hot Shop Online possibilita a interatividade entre empresa e participantes, além de conter informações importantes sobre os interesses dos usuários, do que gosta, se tem filhos etc. Dessa forma, a empresa tem um mapa das preferências de seus funcionários e pode implementar ações direcionadas.

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