As 7 melhores práticas para quem quer revisar o plano de carreira
Gestores também devem reavaliar metas na trajetória profissional — e o início do ano é um ótimo momento para fazer ajustes
nício de ano é sempre um bom momento para rever a estratégia da trajetória da sua carreira. Ao fazer isso, alguns pontos são importantes de serem avaliados. O principal é o objetivo final da jornada profissional, ou seja, aonde você deseja chegar, o que espera conquistar. É isso que torna tão importante avaliar cada passo e, de tempos em tempos, revisar se o caminho precisa ser ajustado ou alterado.
Caso você queira aproveitar o período para elaborar ou revisar seu planejamento de carreira, sugiro sete boas práticas:
1. Mapeie as etapas do seu caminho e as demandas de cada fase
Com o seu objetivo final em mente, liste em quais cargos e/ou empresas gostaria de trabalhar durante essa jornada. Então, considerando cada uma dessas fases, faça uma lista das habilidades comportamentais e técnicas necessárias para se destacar em todos esses lugares por onde passar. Quais diplomas e cursos são importantes? Quais idiomas deve dominar? Quais soluções ou conceitos de tecnologia precisa conhecer? Quais comportamentos que você tem hoje podem impactar a sua carreira de maneira negativa? Quais são seus pontos fortes como pessoa e profissional?
2. Identifique os profissionais que te inspiram
Busque saber qual profissional do mercado já chegou onde você quer chegar. Pode ser uma pessoa que você conheça pessoalmente ou não. O importante é que você tenha a oportunidade de analisar com cautela a trajetória desse ou dessa profissional, entendendo os passos percorridos, as qualificações realizadas e as habilidades técnicas e comportamentais desenvolvidas ou aprimoradas. Se você conseguir mapear mais do que uma pessoa, a análise pode ser ainda mais útil.
3. Defina cronogramas
Isso quer dizer estabelecer um acordo com você mesmo sobre o tempo que se dedicará a cada fase dessa trajetória rumo ao objetivo traçado. Aqui, é fundamental dividir o percurso em pequenos trechos para facilitar a mensuração do seu esforço. E, de tempos em tempos, avalie os seus progressos, além de acompanhar e ajustar a rota sempre que for preciso.
4. Comemore cada conquista
Celebrar e ir relembrando onde se quer chegar é importante para manter a motivação durante toda a carreira. Afinal, como dizem, a vida é o que acontece entre o momento que traçamos o objetivo e o dia que chegamos a ele. Precisamos curtir a jornada para que ela seja satisfatória, inclusive compensando o esforço e os contratempos.
5. Tenha clareza sobre alguns preços do sucesso
Não é regra. Mas, muitas vezes, ter sucesso na carreira pode significar trabalhar bastante, precisar se dedicar a cursos extras, dominar outros idiomas, ter muita disciplina e foco, saber gerenciar conflitos e projetos mais complexos. Digo isso porque ouço com alguma frequência CEOs bem-sucedidos comentando que nem todo mundo estaria disposto a pagar o preço que está por trás de seus cargos, incluindo o que se refere aos momentos de desequilíbrio entre o tempo dedicado à vida pessoal e profissional.
6. Eleja alguém que te ofereça mentoria
É muito produtivo ter alguém para conversar sobre a sua carreira e os seus anseios em relação a ela. Isso tende a ampliar o nosso olhar sobre as situações. Infelizmente, porém, ainda vejo muitos profissionais que enxergam o tema carreira como um tabu e vão simplesmente tocando os dias no trabalho, sem planejamento ou foco. Mas cuidado. Não acredito ser prudente sair falando aos quatro cantos sobre os anseios profissionais. É importante escolher para mentor uma pessoa de confiança que você admire pela trajetória profissional e que esteja disposta a te ajudar a expressar seus pensamentos, sentimentos e planos, contribuindo com experiência e ideias na análise de cada situação. Pense a respeito.
7. Procure ser feliz na jornada
A saúde mental e o autocuidado precisam estar em pauta dentro e fora do ambiente de trabalho de todos nós. Isso significa, por exemplo, ter uma rotina com pausas para se exercitar, descansar e ter uma alimentação adequada, entre outras iniciativas que fazem toda a diferença na qualidade de vida e na prevenção do burnout.
O desafio de 2023 é conseguir dar conta de todas as tarefas pessoais e profissionais no dia a dia, mas com equilíbrio, buscando sempre a segurança psicológica no ambiente corporativo!