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Isis Borge

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Executive Director Talenses & Managing Partner Talenses Group
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Como se preparar para uma entrevista por competência

Alguns candidatos se assustam com entrevistas que procuram mapear as habilidades profissionais. Mas elas não são nenhum bicho de sete cabeças

Por Isis Borge, colunista de VOCÊ RH
2 out 2020, 09h21
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  • A grande maioria das pessoas já ouviu o termo “entrevista por competência”, ou seja, aquela que busca mapear as reais habilidades do candidato. Mas vejo que muitos profissionais ainda têm dúvidas do que se trata ou quais são as dicas para se preparar para essa etapa do processo seletivo. Por isso, julgo que seja importante compartilhar algumas ideias a respeito desse assunto.

    Primeiramente, é válido dizer que muitos recrutadores buscam sondar as competências dos candidatos ainda que essa sondagem não seja revelada de maneira explícita. Em geral, eles fazem isso no decorrer do bate-papo. A principal estratégia é buscar indícios de determinadas características que buscam em fatos reais vivenciados pelo candidato.

    Na maior parte dos processos seletivos, quem avalia a questão das competências comportamentais dos candidatos e faz o link com a cultura da empresa e as competências exigidas para cada cargo é um profissional do departamento de Recursos Humanos. É de se esperar, então, que na maior parte das entrevistas do RH existam perguntas que se refiram às competências.

    Vamos a um exemplo real. Imagine uma empresa que busque por profissionais com muita resiliência. Na entrevista, os entrevistadores tentarão verificar se o profissional possui essa habilidade por meio de  abordagens, como: “conte-me uma situação difícil que você tenha enfrentado na sua vida profissional ou mesmo pessoal e como você superou isso”. Com base na resposta, é possível classificar o grau de desenvolvimento do profissional naquela competência.

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    Para exemplificar melhor, separei exemplos de perguntas muito comuns para medir competências importantes. Veja:

    Competência:  liderar um grupo

    ● Conte-me o que você fez em uma situação na qual teve que garantir que seu time entendesse claramente o objetivo/ a meta. O que fez para que cada membro do grupo tivesse clareza de papéis e responsabilidades? Que resultado obteve? ​

    ● Conte-me uma situação em que teve que liderar seu time para desempenhar além do esperado. Como foi? O que você fez? Qual foi o resultado? ​

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    ● Conte-me o exemplo mais recente de sucesso que teve ao liderar pessoas. Como foi? O que fez ser um sucesso? ​

    ● Conte-me uma situação na qual, ao liderar seu time, notou que algo atrapalhava e não estava funcionando efetivamente. Qual era a questão? O que você fez? Que resultados obteve? ​

    ● Com que frequência faz reuniões com seu time? Como você faz a distribuição de trabalho entre o grupo? ​

    Competência: desenvolver pessoas

    ● Conte-me uma situação recente na qual teve que dar um feedback difícil para alguém de seu time. Como foi? Qual foi sua abordagem? Que resultados obteve? ​

    ● Me dê exemplos de como você direciona e apoia os membros de sua equipe. ​

    ● Conte-me o exemplo mais recente de como você engajou um membro de sua equipe a desempenhar além do esperado. Qual atitude sua fez a diferença? ​

    ● Conte-me o exemplo mais recente de como você desenvolveu uma habilidade específica de um membro de sua equipe. Qual era a habilidade? O que você fez? Qual resultado obteve? ​

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    ● Você já promoveu alguém sob sua gestão? O que você fez para preparar essa pessoa
    para a promoção? ​

    Cinco cuidados

    Aqui na coluna eu já dei algumas dicas interessantes a respeito de entrevistas. Falei das que acontecem por vídeo e em inglês. Também abordei respostas-chave, perguntas mais temidas e comportamento diante de um headhunter, por exemplo. Mas neste texto eu gostaria de falar sobre como você pode se preparar para uma entrevista por competência. Sugiro cinco cuidados:

    1. Estude o site da empresa, buscando por informações relacionadas a missão, visão e valores, entre outros dados que possam ser relacionados a expectativas dos gestores sobre comportamentais e competências.

    2. Faça uma reflexão de quais desses valores e competências estão mais bem desenvolvidos em você e quais ainda estão em desenvolvimento.

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    3. Para cada valor e competência pense em situações que você já viveu na vida, mas preferencialmente no ambiente profissional. Caso você se lembre de mais de um exemplo, tente identificar qual deles foi mais relevante.

    4. Prepare um discurso e estude-o. Você não precisa decorá-lo, mas é importante tê-lo claro na mente.

    5. Certifique-se de que haja verdade no seu discurso. Lembre-se de que tão importante quanto conseguir a vaga é se manter nela e, de preferência, crescer na empresa no médio e longo prazo. Se os seus valores não estiverem alinhados aos da companhia, será difícil que você se sustente na companhia por muito tempo.

    Não há problema se no momento da entrevista você não tiver uma habilidade ou outra que o recrutador procure. Em geral, os recrutadores entendem que nenhum profissional é perfeito e que algumas competências são possíveis de serem desenvolvidas ou aprimoradas. Mas é fundamental que você demonstre autoconhecimento suficiente para entender quais são seus pontos de desenvolvimento e quais atitudes práticas está tomando para melhorar nesses quesitos.

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    Já valores não mudam. Eles têm a ver com a personalidade da pessoa, que – segundo dizem os psicólogos – geralmente se forma até os sete anos de idade. Tem muito a ver com o referencial de vida ao qual a pessoa foi exposta. Por isso é sempre importante buscar empresas que tenham os valores alinhados aos seus. Assim aumenta a probabilidade da parceria ser de longo prazo. Trabalhar em uma empresa com a qual nos identificamos faz toda a diferença para sermos profissionais mais felizes e engajados.

    Entrevista por competências não é nenhum bicho de sete cabeças. É apenas um exercício de recuperar na memória exemplos de situações reais que comprovem as habilidades que você diz ter ou que a empresa procura. Espero ter ajudado.

    Férias: boas práticas para profissionais e empregadores
    (Divulgação/VOCÊ S/A)
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