PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Empresa direciona vagas de trainee para profissionais da periferia

SouthRock, operadora licenciada de marcas como Starbucks, TGI Fridays e B.A.R. no Brasil, anunciou uma nova parceria com a Gerando Falcões

Por Letícia Furlan
2 dez 2021, 07h00
Imagem mostra um porta-copos de papelão do Starbucks sobre uma superfície de madeira
 (Pexels/ Engin Akyurt/Divulgação)
Continua após publicidade

Em dezembro de 2019, havia certo clima de expectativa de que o ano seguinte seria menos difícil para moradores de comunidades, que representam mais de 6% da população brasileira. É o que apontava um levantamento realizado em mais de 60 bairros periféricos de todos os estados do país: oito em cada dez entrevistados estavam confiantes com as perspectivas para 2020, segundo estudo dos institutos Data Favela e Locomotiva, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e a Comunidade Door.

Dois anos depois, o Brasil engatinha para tentar sair da crise econômica que a pandemia intensificou. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o país deve encerrar 2021 com uma taxa de desemprego próxima a 14% – acima dos 12% de 2019. Esse cenário tem motivado o mundo corporativo a realizar iniciativas voltadas às comunidades. A SouthRock, operadora licenciada de marcas como Starbucks, TGI Fridays e B.A.R. (Brazil Airport Restaurants) no Brasil, anunciou a criação de um programa de trainee para profissionais da periferia, sem exigência de diploma universitário, apoiados pela Gerando Falcões, que atua com projetos de desenvolvimento social.

O programa vale para lojas e escritórios. “Ao se unir a parceiros que, em sua essência, são agentes transformadores, como é o caso da Gerando Falcões, a SouthRock espera promover um impacto positivo nas comunidades”, afirma Sandra Collier, diretora de marketing e responsabilidade social da SouthRock. “O programa de trainee foi pensando para ampliar as oportunidades desses profissionais no mercado de trabalho em todas as cidades onde operamos com nossas marcas Starbucks e TGI Fridays, contando também com a capilaridade nacional da Gerando Falcões por meio de seus projetos.”

Para Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, a parceria pode colaborar para quebrar um círculo vicioso e dar oportunidades para aqueles que, historicamente, não têm acesso a elas. “O morador da favela não consegue estudar porque não tem condições, e, consequentemente, não consegue emprego porque não se especializou e não tem experiência. Essa situação se agravou ainda mais durante a pandemia, quando muitos foram demitidos e outros, impedidos de trabalhar em serviços informais, que eram suas únicas fontes de renda”, diz Lyra. “Dar oportunidade para quem não tem diploma é como romper essa bolha.”

E nas favelas existem grande talentos, inclusive com habilidades como capacidade de inovação, criatividade e resiliência, competências que o mercado busca nos profissionais. “A diferença é que, sem acesso à educação, ao desenvolvimento e às oportunidades de emprego, esses talentos muitas vezes não são descobertos. Por isso, iniciativas como essa são essenciais”, afirma Alex do Santos, conhecido como Lemaestro, diretor de expansão e cofundador da Gerando Falcões.

Continua após a publicidade

O programa

Para participar do programa de trainee da SouthRock não é exigido diploma universitário. As exigências são ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e conexão com a Rede Gerando Falcões Aceleradas ou Fellows. O processo seletivo envolve dinâmicas em grupo, entrevistas individuais e treinamentos internos, além de oferecer um plano de acompanhamento e de desenvolvimento de carreira. O projeto ainda é piloto e a primeira turma já foi formada, mas a ideia é que a iniciativa se estabeleça e renda novas edições.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo de VOCÊ RH? Clique aqui para se tornar nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.