Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Novas expectativas dos colaboradores desafiam o setor de recursos humanos

Com a experiência de trabalho se transformando, mudam as estratégias necessárias para alcançar produtividade e agilidade

Por Abril Branded Content Atualizado em 22 nov 2021, 15h38 - Publicado em 22 nov 2021, 12h44

“Nunca foi tão importante falar de gente como agora. Passamos por um momento crítico com a pandemia. E o RH, que já vinha numa jornada de transformação acentuada, se desenvolveu e se tornou peça-chave, é protagonista por meio da inovação.” A análise é de Marcus Vinicius Almeida, VP de vendas para human experience management (HXM) na SAP.

De fato, a experiência de trabalho, que já vinha mudando nos últimos anos, foi transformada. “O mundo do trabalho definitivamente hoje não é o mesmo do início de 2020. Pelo menos 46% das empresas brasileiras passaram a trabalhar de casa. Planos implementados no primeiro semestre do ano passado já foram transformados”, diz Luciana Braga, HXM customer engagement executive na SAP.

O novo RH tem por objetivo reduzir a rotatividade de funcionários, proporcionar as melhores experiências possíveis para promover a produtividade e a agilidade organizacional dos colaboradores e reduzir as expectativas negativas de clientes, minimizando o risco de dano à marca e o potencial afastamento dos investidores.

Para alcançar esse objetivo, o setor pode se apoiar na tecnologia para entender as emoções e perspectivas dos colaboradores em todos os pontos de contato, para que o foco seja em experiências que importam para as pessoas que conduzem os negócios. “O futuro do trabalho é o nosso presente. É uma realidade em adaptação constante”, explica Paula Jacomo, VP de recursos humanos na SAP América Latina.

Na busca por ajudar as empresas a se reinventar, a própria SAP, em termos globais, vem atuando na direção de impulsionar a própria força de trabalho. “Os espaços têm que ser adaptados para proporcionar a criatividade, mas também propiciar um trabalho individual. Os layouts dos escritórios têm que ser mais inspiradores”, diz Jacomo. “Por isso selecionamos escritórios da SAP em diferentes lugares do mundo para testar novos modelos de trabalho, preparando o cenário pós-pandemia.”

Continua após a publicidade

SAP NOW Brasil 2021

Esse assunto compõe uma das nove trilhas que formaram a programação do SAP NOW Brasil 2021. Realizado de forma virtual pelo segundo ano, o principal evento de tecnologia e negócios do país chegou à 26ª edição abordando o tema “Empresas inteligentes em rede em um mundo em transformação”.

A programação reuniu mais de 300 especialistas de diferentes setores, como tecnologia, negócios, economia e sustentabilidade, que compartilharam suas experiências e seus insights para ajudar as organizações a superar os desafios e abraçar as oportunidades proporcionadas pelas transformações nos negócios.

Neste ano, as sessões foram mais ágeis, com duração de 10 a 20 minutos, em coerência com o conceito unificador do evento: apresentar estratégias para as empresas levarem eficiência e sustentabilidade para seus negócios, utilizando a tecnologia para formar ecossistemas de produção e inovação.

O SAP NOW aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, mas parte da programação continua disponível no Portal da Empresa Inteligente.

Continua após a publicidade

Publicidade