A Bayer expõe as vagas de líder dos 120 países em que atua
A cultura global da empresa inclui um café com o presidente
São Paulo (SP) – O conjunto de valores da Bayer, multinacional alemã que fabrica itens como remédios, plásticos e pesticidas, está na ponta da língua dos funcionários: Life. Simples e fácil de decorar, cada letra da palavra (que significa vida, em inglês) traz um valor da empresa — liderança, integridade, flexibilidade e eficiência.
Os termos são uma baliza para as avaliações anuais, que premiam quatro profissionais com as melhores práticas desses valores. Apesar do esforço para a disseminação dessas diretrizes, ainda não há, segundo os empregados, um sentimento de homogeneidade entre todos, o que se justifica por causa das fusões — com Roche (2005) e Schering (2006).
Mas, justamente por ser uma múlti global, pode oferecer a seus profissionais a oportunidade de trabalhar em diversos locais. A Bayer expõe as vagas abertas para posições de liderança nos 120 países onde mantém unidades. Outro atrativo é seu investimento na formação dos funcionários.
A Academia de Líderes já conta com 1.068 participantes, e o fórum de avaliação Personnel & Organizations Conferece é responsável pelo mapeamento de gestores. Os empregados do nível técnico acreditam, porém, que o investimento é maior para quem tem cargo de chefia. Já as bolsas para cursos de idiomas, faculdades e MBAs são para todos e variam de 50% a 90%.
Entre os benefícios oferecidos, destaca-se o subsídio de 100% para medicamentos Bayer com receita médica e 30% para outros fabricantes. As pessoas ressaltam ainda o plano de previdência complementar, em que a empresa contribui com duas vezes o valor investido pelo funcionário, e o Programa Conte Comigo, de apoio psicossocial, financeiro e jurídico. O Clube Bayer, disponível para qualquer profissional, também faz sucesso.
“Eu entrei no clube aos 13 anos para jogar futebol. Hoje trabalho na Bayer”, diz um funcionário da unidade de Belford Roxo (RJ), onde há incentivo esportivo para crianças e adolescentes — parte das ações de cidadania da empresa.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
O Café com o Presidente, bastante elogiado, mostra que a empresa dá valor à opinião do funcionário. A credibilidade da Bayer é um atrativo para o time. | Para os profissionais, não há uma política clara de home office. O excesso de burocracia atrasa e dificulta processos internos. |