Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

A Rexam Business School treina a liderança com e-learning

Além do ensino online, a empresa tem uma programa de disseminação de conhecimentos, destinado a formar sucessores

Por Luiz De França
Atualizado em 21 out 2024, 11h58 - Publicado em 21 mar 2013, 15h04
Latas produzidas pela Rexam (Divulgação/)
Continua após publicidade

Extrema (MG) – O mercado brasileiro de embalagens deverá chegar ao fim do ano com 46 bilhões de reais de receita líquida e 230.000 empregos com carteira assinada, de acordo com previsão de estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas para a Associação Brasileira de Embalagem.

Entre as empresas desse setor está a Rexam, companhia global de embalagens que emprega cerca de 22.000 pessoas em mais de 80 plantas e tem escritórios em 25 países. Dessa gigante, um pedacinho se destacou entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil — a unidade localizada no município mineiro de Extrema. E não foi por acaso. Nela, os líderes passam periodicamente por reciclagem em práticas de liderança e valores da empresa.

As metas de gestão são elaboradas com base nessas práticas, assim como a avaliação de desempenho. Todo início de ano, gestor e funcionário realizam a avaliação do ano anterior, definem as metas para o ano que se inicia e discutem os passos de carreira. No mês de junho, essa avaliação passa por uma revisão entre os dois.

Além dos treinamentos mapeados no plano de desenvolvimento pessoal, a Rexam tem programas específicos, como o de alta performance da equipe — o Rexam Business School —, que está numa plataforma e-learning, e o programa de disseminação de conhecimentos. Todas essas ações vão ao encontro de outra política da empresa, a de formar sucessores.

“Eu sou um exemplo disso porque estou sendo preparado para ser sucessor”, afirma um gestor. Com apenas 130 funcionários, a unidade da Rexam em Extrema consegue ainda manter um atraente pacote de benefícios. São oferecidos plano de saúde e odontológico, seguro de vida, empréstimo consignado, previdência privada com participação da companhia na mesma quantia que o empregado, reembolso para mães que pagam creche, transporte e alimentação de boa qualidade com desconto no salário de apenas 9 reais por mês, além de bolsas de estudo de 80% do valor de cursos de pós-graduação e MBA. Entendeu por que ela veio parar aqui?

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Por meio de seu recrutamento interno, a companhia conseguiu fechar 56% das vagas abertas em 2011, além de contar com o esquema de rodízio de funções. Apesar do alto índice de aproveitamento interno, o próprio RH reconhece que precisa melhorar a divulgação dessa prática.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.