Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

A Tractebel sonda os funcionários e dá dicas de saúde

Acompanhando o estilo de vida deles, a empresa cria um Plano Individual de Saúde

Por Bárbara Ladeia Atualizado em 5 dez 2020, 20h48 - Publicado em 13 jun 2013, 07h48

Florianópolis (SC) – O menor dos desafios da Tractebel Energia, com sede em Florianópolis (SC), é manter a equipe engajada. Considerada a maior geradora de energia para o setor privado do país, a empresa é também uma das maiores da cidade, o que acaba atraindo a atenção dos profissionais das grandes metrópoles que migraram para a capital catarinense em busca de mais qualidade de vida.

E saúde é algo que a companhia leva muito a sério. Anualmente, são realizados exames periódicos, abrangendo os laboratoriais de costume, além de um questionário que sonda o estilo de vida dos funcionários. Com base no resultado, é desenvolvido o Plano Individual de Saúde, que inclui orientações sobre alimentação e possíveis práticas de exercício.

“A empresa faz a gente assinar esse plano de ação”, diz um funcionário. Essa é uma das fases do Programa Geravida, que também oferece incentivos ao esporte, ginástica laboral e massoterapia. A cada dois anos, é subsidiada uma troca de óculos. A reclamação do time fica por conta do estilo de gestão que paira na Tractebel.

“O profissional só vai ser um gerente se for um excelente técnico. Só que excelentes técnicos geralmente são muito cartesianos, com dificuldade de gerir pessoas”, comenta um empregado. Apesar de a companhia manter treinamentos específicos sobre gestão, parece haver certa resistência de quem já está no topo em participar dos cursos — algo que deve mudar no médio prazo.

Em cinco anos, quatro diretores e o presidente deverão se aposentar e abrir espaço para sucessores com um novo estilo de gestão. São profissionais que já passaram ou devem passar pelo Programa de Desenvolvimento de Novos Líderes, que prevê treinamentos com temas diversos, com processos de avaliação de pessoas e ferramentas de feedback. O envelhecimento do time é também o motivador do Programa de Preparação para Aposentadoria, que envolve um workshop de dois dias com temas como empreendedorismo, previdência privada, saúde e sexualidade. 

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Os funcionários elogiam o pacote de benefícios, que inclui plano odontológico completo, financiamento de despesas médicas e auxílio-creche. Os profissionais dizem que a remuneração pouco competitiva é o preço que se paga para contar com a estrutura da empresa.
Continua após a publicidade
Publicidade