A Unimed Londrina subsidia graduação e pós há 13 anos
Aproximadamente 67% do quadro da companhia já se valeram desse benefício

Londrina (PR) – Enquanto o Brasil se prepara para receber a próxima Copa do Mundo, a Unimed Londrina investe para se tornar a melhor cooperativa médica do país até 2014. E, para chegar lá, tem feito algumas mudanças. No ano passado, implementou a distribuição dos lucros e um novo modelo de cargos e salários.
Alguns benefícios mais simples, como a folga no dia do aniversário, a extensão do auxílio-creche para os homens e o plano de saúde para os estagiários, complementam o pacote. Mas não é de hoje que a cooperativa investe em seu time. Há 13 anos, a Unimed Londrina paga de 20% a 60% da graduação e da pós-graduação de seus funcionários que tenham, no mínimo, um ano de empresa.
Mais de 300 empregados já se valeram desse benefício, o que equivale a 67% do quadro da companhia. “Com tantos estudos, algumas pessoas sentem que o cargo está abaixo do nível de formação”, diz um profissional. Isso, porém, não aumenta a rotatividade de pessoas, que gira em torno de 16% ao ano.
Outro exemplo de desenvolvimento é que 63% da alta liderança começou nas bases, o que serve de inspiração para quem está começando. A liderança é estimulada a investir 30% de seu tempo na gestão de suas equipes, como forma de incentivar cada um a investir na carreira dentro da cooperativa e, assim, garantir a retenção dos profissionais. “Sabemos que para crescer precisamos preparar os sucessores”, diz um líder.
Pensando na sucessão, a empresa passou a oferecer aos analistas o mesmo treinamento de liderança que os gestores recebem. “Estamos nos preparando para o futuro”, diz Lúcia Baum, gerente de RH. Distribuída em três prédios, em Londrina, a cooperativa deverá migrar para um novo edifício — já em construção — até março de 2014. Já era hora.
Os funcionários reclamam que falta espaço no refeitório e para treinamento. Faltam dois anos para a Copa, mas a Unimed Londrina já fez um gol: entrou pela primeira vez no Guia das Melhores Empresas para Você Trabalhar.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
Para disseminar a estratégia, a empresa reúne todos os funcionários no início do ano e, a cada três meses, os gestores se encontram para acompanhar as metas. | A empresa não oferece previdência privada e alguns funcionários acreditam que, por ser do ramo de saúde, a licença-maternidade deveria ser de seis meses. |