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A Unimed Sul Capixaba cultiva a identidade com programa DNA

Para não perder os valores originais, a empresa fez um workshop com toda a força de trabalho

Por Michelle Aisenberg
Atualizado em 5 dez 2020, 20h49 - Publicado em 21 mar 2013, 15h47

Cachoeiro de Itapemirim (ES) – Eleita a melhor cooperativa do Guia VOCÊ S/A — As Melhores Empresas para Você Trabalhar na edição do ano passado, a Unimed Sul Capixaba parece não ter perdido muito tempo comemorando. Tratou de investir em novas práticas de gestão de pessoas, além de se certificar de que as já existentes continuassem funcionando bem.

O resultado foi a conquista do título pela segunda vez consecutiva. Com uma carteira atual de 80.000 clientes, a empresa espera chegar até o fim do ano na marca dos 100.000. Diante da meta audaciosa, a necessidade de ampliação da estrutura física virou consequência. Por isso, já está na pauta a construção de um segundo hospital, com a criação de 200 leitos para tratamento de alta complexidade.

Além do investimento na infraestrutura, a cooperativa também tem priorizado a capacitação dos funcionários para atingir seus objetivos estratégicos. Criado em 2011, o Núcleo de Educação Permanente oferece treinamento para técnicos e profissionais de enfermagem, além de empregados da área administrativa e operacional. Duas especialistas foram contratadas especialmente com o objetivo de dar treinamento constantemente.

“Elas estão sempre programando cursos com conteúdos bastante específicos e toda semana temos algo diferente acontecendo”, diz Deidiney Peçanha, gestor de recursos humanos. No planejamento de treinamentos ainda estão incluídos o Programa de Bolsas de Estudo, cujo edital é liberado todo ano e oferece as informações para a inscrição na prova de seleção, e o Plano de Desenvolvimento de Dirigentes, com a realização de MBA em gestão de serviços de saúde e pós em gestão de projetos.

Mesmo com as conquistas, a Unimed Sul Capixaba já começa a sentir a dor do crescimento. “Estávamos perdendo nossa essência do corporativismo e nos focando muito no lucro”, diz Deidiney. Para voltar às raízes, foi criado o programa DNA, que, por meio de um workshop envolvendo toda a força de trabalho, buscou reforçar a identidade corporativa. Funcionou tão bem que entrou para o calendário oficial de treinamentos.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
A cooperativa investe na prata da casa. No ano passado, 10% do quadro de funcionários foi promovido por meio do recrutamento interno. A empresa ainda não criou uma política de participação nos resultados, o que continua gerando insatisfação por parte dos empregados.
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