SODEXO
Na Sodexo, administradora de benefícios, há muito trabalho a ser feito. Além de readequar alguns funcionários em novas funções, a empresa estruturou uma corretora para ajudar os clientes na escolha de benefícios junto às seguradoras. Mesmo com novidades em curso, os empregados não se sentem pressionados. “Somos respeitados. Os chefes sabem até onde podem cobrar”, diz um deles. O que torna o clima leve são as práticas que valorizam os profissionais.
Quem supera os resultados esperados recebe, das mãos do comitê executivo da empresa, um cartão que vale dinheiro. “Os executivos vão até o andar da pessoa para reconhecê-la em público e explicar por que ela mereceu o prêmio”, diz Monica Torquato, gerente de desenvolvimento organizacional. Além disso, há caminhos para dar voz ativa às equipes.
Por meio do programa Innov’hub, todos podem propor ideias, que, posteriormente, são votadas. E, anualmente, as melhores sugestões são apresentadas para um comitê na França, onde fica a sede da Sodexo. O que também agrada são os benefícios. Com o Alimentação Pass, por exemplo, o empregado pode escolher (dentro de um limite estipulado) quanto quer receber de vale-refeição e alimentação. |
PONTOS POSITIVOS
muitos elogios para O programa de recrutamento interno, no qual é possível se candidatar a vagas em outros países. o benefício de pagamento de combustível do carro e o de pedágio também agradam às equipes.
PONTOS A MELHORAR
Alguns empregados dizem que as metas demoram a ser apresentadas, o que prejudica as entregas. outros afirmam ser difícil conseguir bolsas de estudo e pedem acesso a mais treinamentos.
ALELO
Do reconhecimento em público a prêmios financeiros, o que não falta na fornecedora de cartões de benefícios Alelo são práticas que incentivem os profissionais a sair da zona de conforto. Entre 2017 e 2018 a empresa aumentou em 73% o investimento em programas que distribuem premiações aos funcionários.
Entre eles estão o Atitude Alelo e o Mandou Bem, que estimulam os empregados a reconhecer, com dinheiro ou pontos no programa de recompensas Livelo, colegas que se destacaram em alguma atividade.
O que também os motiva a entregar mais do que o esperado é a exposição pública — a empresa tem como premissa escancarar as realizações dos funcionários. Quem recebe prêmios do Mandou Bem e do Atitude Alelo, por exemplo, ganha destaque na TV corporativa. A companhia realiza dois eventos por ano para revelar promoções e aumentos de salário.
Os trabalhadores reconhecidos na cerimônia recebem um balde com champanhe e bombons. “Nada é escondido. Todos sabem quem e quando foi promovido”, diz um gestor. Mesmo com ações que estimulam a participação ativa, alguns funcionários contam que as ideias sugeridas, muitas vezes, ficam no papel.
PONTOS POSITIVOS
Sexta-feira com expediente mais curto, bermuda liberada e o programa Apoio Alelo, com assessoria psicológica, jurídica e financeira, são elogiados. E a empresa está montando times de diversidade e inclusão.
PONTOS A MELHORAR
Alguns relatam a falta de um plano de carreira para quem quer seguir na empresa como especialista. O home office não é para todos e algumas áreas dizem não participar da elaboração da estratégia da empresa.
TICKET
Na Ticket, empresa de benefícios do grupo francês Edenred e que acaba de efetivar uma parceria com o Itaú, todos os funcionários têm metas próprias atreladas à estratégia do negócio. Os objetivos individuais são decididos junto com os gestores e resultam em um contrato de gestão entre companhia e empregado.
Registrados numa plataforma, tornam-se parte do plano de desenvolvimento individual. Além das metas relativas à performance da empresa, o funcionário decide com o chefe cinco competências, entre 12 indicadas, para desenvolver ao longo do ano e que deverão contribuir para seu crescimento e para o cumprimento das metas.
São elas: análise, autonomia, compromisso, comunicação, influência, iniciativa, inovação, competências interpessoais, networking, organização, orientação e gestão do estresse. Na plataforma é possível monitorar as entregas e registrar feedbacks.
A avaliação ao final do ciclo de desempenho é um critério de elegibilidade para diversos programas e iniciativas de desenvolvimento, como movimentação internacional entre áreas e empresas do grupo e concessão de subsídios para educação. Outra função importante do contrato de gestão é a influência sobre a porcentagem da PLR.
PONTOS POSITIVOS
A Ticket está adotando o programa Flexplace, que permite ao empregado trabalhar até dois dias por semana fora do escritório e receber onde estiver as ligações feitas para o telefone corporativo.
PONTOS A MELHORAR
O Espaço Beleza está disponível para todos, mas funcionários de outros locais precisam se deslocar até o escritório do bairro de Pinheiros para usufruir. não há mais serviços de costureira e tinturaria.
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