Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Grupo Boticário multiplica as lideranças

É isso que a empresa precisa fazer para garantir uma expansão de 30% ao ano

Por Lucas Rossi
Atualizado em 21 out 2024, 11h57 - Publicado em 26 mar 2013, 16h55
Loja do Boticário em São Paulo (Ricardo Correa/EXAME.com/)
Continua após publicidade

São José dos Pinhais (PR) – Talvez você não saiba, mas a franquia O Boticário é a maior do Brasil em número de lojas e a maior do mundo no ramo de perfumaria e cosméticos. Mas a empresa, com sede em São José dos Pinhais (PR), não vive só de um nome.

Há dois anos, O Boticário deixou de ser uma companhia e se tornou um grupo, agregando duas outras marcas — a Eudora, que também comercializa fragrâncias e cosméticos, mas para outro público, e a Skingen Inteligência Genética, focada em soluções personalizadas de dermatologia.

O novo posicionamento tem feito o grupo crescer 30% ao ano, sabendo que há ainda 40% de demanda não atendida. Para acompanhar esse ritmo, a empresa tem investido na preparação das lideranças.

No ano passado, realizou encontros entre a diretoria executiva e os gestores, nos quais abordou as estratégias do grupo para que todos tivessem conhecimento das principais diretrizes do negócio e como transmitir a cultura no curto, médio e longo prazo.

Também em 2011 aconteceu pela primeira vez uma reunião entre os gerentes para padronizar os parâmetros de desenvolvimento das equipes, fazendo com que todos começassem a pensar no processo de sucessão. O cenário de crescimento exigiu ainda que o grupo aumentasse agressivamente seu quadro de funcionários.

Continua após a publicidade

Só no ano passado, foram abertas 1 898 vagas. Com o grande volume de posições em aberto, foi preciso contratar profissionais do mercado para todos os níveis — somente 29% das vagas foram preenchidas com o time interno. Por um lado, a entrada de gente nova oxigena a empresa, que conta com pessoas com diferentes experiências.

Por outro, mexe com a cultura sólida de uma companhia que já tem 35 anos de mercado. Apesar de não ser uma tarefa fácil, o grupo tem obtido sucesso em sua transformação. Além de manter sua presença no time das melhores empresas para trabalhar no país, no ano passado uma pesquisa interna mostrou que 78% dos empregados se sentem alinhados com a organização.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
A empresa está cada vez mais profissionalizada e as movimentações estimulam os funcionários, que sentem a possibilidade de crescer com o grupo. Os profissionais reclamam que o auxílio-creche não é um benefício estendido aos homens, mas a empresa já está revendo essa política.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.