Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Na Ibyte, há um show mensal de dança e música

O desconto do vale-transporte e vale-refeição é de apenas 5 centavos mensais

Por Ursula Alonso Manso Atualizado em 5 dez 2020, 20h48 - Publicado em 27 mar 2013, 15h51

Fortaleza (CE) – Sediada em Fortaleza (CE), a Ibyte atua tanto na indústria quanto no varejo. Tem fábrica de computadores, notebooks e netbooks, além de 11 lojas nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, que comercializam de pequenos aparelhos de MP4 a TVs de muitas polegadas.

Neste ano, a empresa deverá inaugurar pelo menos mais duas filiais, contratando cerca de 110 pessoas, entre consultores de vendas e estoquistas. O acesso à Ibyte se dá nos cargos de base, já que para as funções de encarregado se privilegia o recrutamento interno. Em 2011, por exemplo, 63 empregados foram movimentados por esse canal.

E, além da avaliação de desempenho, que acontece uma vez por ano, quem muda de função passa por uma avaliação três meses depois de ser promovido. O que nem sempre fica muito claro para os profissionais é o processo de seleção de supervisores e gerentes. Para resolver isso, a área de desenvolvimento humano fez, em 2011, a descrição de todas as funções por competências, o que vem a ser o primeiro passo para introduzir uma política de cargos e salários.

Outra novidade de 2011 foi a extensão dos treinamentos em liderança para os encarregados, pela Escola de Líderes, que desde 2007 já treinou todos os gestores. Há, ainda, um programa em que os líderes experimentam, por um dia, outras atividades, como as dos funcionários da linha de produção.

Depois da vivência, eles fazem sugestões de melhorias. Digite as palavras “Top Show Ibyte” no Youtube e você poderá ver como o time da Ibyte é animado. O Top Show é um programa de apresentação de música e dança promovido pela companhia no último sábado de cada mês e que reúne os funcionários e seus familiares.

Ao longo do ano, as áreas vão sendo selecionadas para a final, que oferece premiações em dinheiro ou viagens aos vencedores. Por momentos agradáveis como esse, todos afirmam que é muito bom trabalhar na Ibyte, mas poderia ficar melhor se a empresa oferecesse bolsas de estudo e plano de previdência privada, por exemplo.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
O desconto é de apenas 5 centavos por mês pelos vales transporte e refeição. Quem não precisa de vale-transporte pode transferir o valor para o vale-refeição. Segundo o pessoal do varejo, os supervisores são bastante pressionados para cumprir metas de venda e acabam repassando a pressão para as equipes.
Continua após a publicidade
Publicidade