São Paulo (SP) – Os corredores da Locaweb, empresa de hospedagem de sites e serviços de tecnologia, lembram galerias informais de arte moderna. As “obras” são criações dos funcionários, convidados a expressar com colagens, desenhos e textos o que pensam sobre cada valor da companhia, como paixão e criatividade.
Elaboradas ao longo do ano passado, elas refletem uma das prioridades da Locaweb: fortalecer a cultura organizacional para que todos se sintam responsáveis pelo desenvolvimento da empresa, que vem crescendo 20% a cada 12 meses ao longo de seus 14 anos de operação. Um dos principais responsáveis por esse avanço em 2011 foi a criação da área de vendas online.
Três vendedores foram destacados para cuidar do projeto e, em apenas um ano, dois deles foram promovidos. A estrutura saltou para 80 pessoas — só dez vieram de fora — e passou a responder por metade do resultado da equipe comercial. Para que as movimentações se tornem mais transparentes, no ano passado foram definidos os planos de carreira, seguindo o modelo em Y, a descrição dos cargos e as competências gerenciais.
Mas não tem sido fácil atrair e reter talentos em seu mercado. “Muitos profissionais de tecnologia preferem trabalhar como autônomos, mas toda a nossa equipe é registrada no regime CLT”, diz Cláudia Ajbeszyc, gerente de RH.
A estratégia é proporcionar benefícios atraentes. Além de restaurante próprio com desconto simbólico de 10 centavos por mês, a empresa oferece lanches, frutas e bebidas, plano médico e odontológico sem custo (a não ser para upgrade e inclusão de dependentes), estacionamento ou vale-transporte, serviço de van para um terminal de ônibus, programa de participação nos resultados e subsídio de até 100% para estudos.
Especialistas, gerentes e diretores podem ainda comprar ações da Locaweb. E a área de convivência faz brilhar os olhos de quem quer seguir carreira no setor: pufes, mesas de sinuca, xadrez, carteado e pingue-pongue, videogame e uma TV de 55 polegadas ajudam a descontrair a rotina.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
A empresa organiza encontros com profissionais de internet para a troca de aprendizado. Em 2011, foram realizados em seis cidades para 3.500 pessoas. | Falta um ambulatório na sede, em São Paulo, e alguns funcionários consideram baixo o valor da participação nos resultados e do vale-transporte. |