Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Na Symantec, o modelo de avaliação é o de 360 graus

Quem tem desempenho satisfatório se torna elegível para o Tuition, que destina até 5.250 dólares por pessoa para gasto com estudos

Por Marcia Kedouk
Atualizado em 21 out 2024, 11h58 - Publicado em 26 mar 2013, 16h38
Produto da Symantech (Divulgação/)
Continua após publicidade

São Paulo (SP) – “O vice-presidente começou na área onde estou hoje.” É comum ouvir esse tipo de frase na Symantec, multinacional de software e serviços de segurança digital. Os funcionários veem a liderança como inspiração, mas sabem que o caminho para chegar a altos postos não é tão fácil.

“A cobrança é forte, mas vale a pena, porque a empresa dá oportunidade para quem corre atrás”, diz um gestor que em seis anos mudou de posição quatro vezes. No plano de desenvolvimento individual a meta é que cada um deve participar de, no mínimo, 30 horas de treinamento anuais, que podem ser presenciais ou por e-learning, com cursos da Harvard Management disponíveis na intranet.

O que dita os rumos do desenvolvimento na companhia é a avaliação de desempenho no modelo 360 graus. Além de se autoavaliar e receber o parecer da chefia, cada profissional indica no mínimo seis colegas para compor a nota final. Quem tem desempenho satisfatório se torna elegível a participar do Tuition, que destina até 5.250 dólares por pessoa para gasto com estudos.

Também pode fazer o MBA in company, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, e integrar o programa de expatriação. E os melhores do grupo participam do Top Talent, um programa de mentoring com módulos realizados nos Estados Unidos. Há ainda um sistema formal de reconhecimento mútuo, o Applause Program.

Os funcionários indicam na intranet alguém que tenha se destacado em um quesito, como foco no cliente ou em inovação, para receber uma bonificação, que vai de 25 a 1.800 reais. E, se um empregado é reconhecido por contribuir para o desenvolvimento da carreira de algum colega, leva um troféu e 500 dólares.

Continua após a publicidade

Nas reuniões mensais de brainstorm, o autor da melhor ideia ganha 200 reais em vale-livro e, ao fim de três meses, concorre a uma viagem com acompanhante no valor de 3.500 reais. Apesar de distribuir vários agrados financeiros, a Symantec não conta ainda no Brasil com uma política de divisão dos lucros, mas a previsão é de fechar 2012 com um modelo estruturado.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
O desempenho dos líderes é avaliado também pelo resultado da pesquisa trimestral de clima, já que eles devem atingir uma meta de satisfação das equipes. O pessoal do operacional vê pouco entrosamento entre as áreas. Gestores apontam que a burocracia faz com que as melhorias demorem a se concretizar.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.