Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Na Unimed Fesp, os salários estão acima da média

O pagamento de bônus, atrelado ao desempenho da empresa, é feito a todos os profissionais

Por Caroline Marino Atualizado em 5 dez 2020, 20h48 - Publicado em 13 jun 2013, 07h48

São Paulo (SP) – Não faltam ações para promover a inclusão de pessoas com deficiência na Federação Estadual das Cooperativas Médicas de São Paulo (Fesp) — desde o ambiente adaptado, com rampas de acesso e portas automáticas, até palestras de conscientização e orientação de como lidar com algumas deficiências, como a visual e a auditiva.

Com 14 profissionais portadores de algum tipo de deficiência em seu quadro, essa é apenas uma dentre as muitas ações praticadas pela cooperativa na esfera da responsabilidade social.

Os funcionários citam as práticas internas sobre o uso consciente de papel e água (há lembretes em todas as impressoras para evitar o desperdício de papel) e o Programa Viva Melhor a Melhor Idade, que estimula a autoestima e o convívio social das pessoas na terceira idade.

Uma vez por semana, por exemplo, um grupo de idosos vai à empresa para cantar e dançar. Mas as ações de gestão de pessoas da cooperativa não se resumem a isso. Os salários estão acima da média de mercado, há participação nos lucros, de acordo com critérios estabelecidos na convenção coletiva, e até pagamento de bônus, atrelado ao desempenho da Fesp e distribuído a todos os profissionais.

Além disso, assim que ingressa na cooperativa, o funcionário já tem uma estimativa de quando (e quanto) vai receber aumento. “Depois de três meses, ele recebe 6% de aumento e, com mais quatro meses, mais 6%”, diz a gerente de gestão de pessoas, Mônica Christina Carvalho.

Preocupada com a formação de sua liderança, a empresa lançou, em 2009, o programa Líder Fesp, por meio do qual os próprios gestores identificam potenciais líderes para desenvolver competências necessárias aos cargos de gestão.

O programa ajuda também os funcionários a entender quais caminhos precisam percorrer para crescer na carreira. A Unimed Fesp oferece ainda um espaço de lazer, com sofás e tevê, e uma quadra de esportes, onde a maior parte das festas comemorativas é realizada, além de uma biblioteca, que deixa à disposição computadores, livros e revistas para os profissionais.

Apesar de o pacote de benefícios ser considerado bom, os empregados sentem falta de previdência privada e alguns reclamam do excesso de trabalho.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
A empresa oferece uma central de atendimento médico para orientar o funcionário em casos de problemas de saúde, estendido para os familiares. Apesar de o pacote de benefícios ser considerado bom, os empregados sentem falta de previdência privada e alguns reclamam do excesso de trabalho.
Continua após a publicidade
Publicidade