Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

O Instituto de Pesquisa Eldorado faz blitz postural

Nessas operações, as queixas dos profissionais são anotadas para que sejam encaminhados a fisioterapeutas

Por Ursula Alonso Manso
Atualizado em 21 out 2024, 11h58 - Publicado em 21 mar 2013, 16h28
Sede do Instituto Eldorado de Pesquisa (Divulgação/)
Continua após publicidade

Campinas (SP) – Já pensou em aprender mandarim no trabalho? O Instituto de Pesquisas Eldorado subsidia o curso para seus funcionários. Até 2010, a bolsa para cursos de idiomas era restrita ao inglês.

Em 2011, a empresa estendeu o benefício a qualquer língua de interesse do empregado, e hoje já há oito pessoas aprendendo mandarim e duas estudando francês. Para estimular seus profissionais a adquirir novos conhecimentos, o Instituto ainda banca 50% do valor da graduação e da pós.

Outra novidade introduzida em 2011 foi o modelo de avaliação de desempenho, que começou a englobar as competências desejadas às funções. A avaliação, antes feita anualmente, passou a ser semestral e informatizada. Sim, mesmo sendo uma empresa de tecnologia da informação, esse processo era feito manualmente.

A informatização da papelada permitiu que a companhia enxergasse melhor as lacunas que precisam ser trabalhadas nas competências dos funcionários. A avaliação serve, ainda, para balizar o Programa de Incentivo ao Desempenho, prevendo aporte extra do Instituto no plano de previdência privada de seus empregados.

Em 2011, 83% deles foram contemplados com benefícios que variaram de 0,6 a 1,8 salário. Outra forte preocupação é com a saúde do time. No ano passado, foram incluídos entre as práticas de qualidade de vida o checkup para líderes e a blitz postural, em que profissionais verificam desde a necessidade de apoio para mãos e pés até o excesso de post-it de cores cansativas em torno do monitor.

Continua após a publicidade

Tanto a matriz, em Brasília, quanto as filiais de Campinas (SP) e de Porto Alegre (RS) já tiveram suas edições da blitz postural, nas quais as reclamações dos profissionais foram anotadas para que eles sejam direcionados a programas com fisioterapeutas. O Instituto de Pesquisa Eldorado instituiu também a sexta-feira totalmente casual, em que os funcionários podem trabalhar até de bermuda, e trocou o fornecedor do restaurante de Campinas pelo bufê do chef Antonello, famoso na região. 

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Por meio do Programa Amigo Indica Amigo, criado em 2011, a empresa já contratou 15 pessoas. Quem indicou recebeu 500 reais em vale-compras. Funcionários pedem que o transporte fretado seja estendido a cidades vizinhas a Campinas ou que a empresa ofereça vale-combustível.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.