Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

O stress é menor na Sicoob Credip

A cooperativa oferece salários menores que os dos grandes bancos, mas em compensação o nível de cobrança e de stress também é bem menor

Por Maurício Oliveira
Atualizado em 21 out 2024, 11h56 - Publicado em 27 mar 2013, 17h15
Estande da Sicoob Credip (Divulgação/)
Continua após publicidade

Pimenta Bueno (RO) – Cada um dos 53 fundadores da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Centro Sul Rondoniense, conhecida como Sicoob Credip, contribuiu com apenas 100 reais para criar a primeira instituição do gênero em Rondônia, sediada no município de Pimenta Bueno, a 450 quilômetros da capital, Porto Velho.

Hoje, 16 anos depois, o número de cooperados passa de 12.500, espalhados por 21 municípios do estado. Pode-se dizer que as políticas de gestão de pessoas evoluíram na mesma proporção desde então. Boa parte dos programas e dos benefícios encontrados nas empresas dos grandes centros do país já foi implantada, a exemplo do código de conduta, avaliação de desempenho, plano de saúde, participação nos resultados, vale-alimentação e bolsas de estudo para graduação, pós e MBA.

A equipe só lamenta que, embora preste o mesmo tipo de serviço  que os colegas bancários, tenha salário inferior ao dos funcionários das grandes instituições financeiras com agência nas cidades em que a cooperativa atua. “Mas o nível de cobrança e de estresse aqui é bem menor, e isso não tem preço”, diz um profissional.

Mesmo assim, muitos não hesitariam em trocar de trabalho diante de uma proposta, o que indica possíveis dificuldades de retenção no cenário de escassez de mão de obra que se desenha para a região.

A cooperativa encontra ainda alguns outros desafios, como a capacitação dos empregados diante da expansão geográfica, a padronização do estilo de gestão encontrado nos diferentes municípios e a necessidade de desenvolver um programa mais consistente de responsabilidade social — o que há no momento são apenas iniciativas assistenciais isoladas.

Continua após a publicidade

Outra necessidade é estabelecer regras para procedimentos ainda informais, como a escolha de quem será promovido. Trabalho para os responsáveis pela gestão de pessoas não falta. Mas há dois grandes pontos a favor deles: a confiança da equipe de que avanços continuarão ocorrendo e a compreensão geral de que é preciso dar um passo por vez. 

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
A empresa ofereceu no ano passado 279 cursos aos funcionários (entre próprios e desenvolvidos com parceiros), envolvendo um total de 1 288 participantes. Embora haja avaliação de desempenho semestral, muitos profissionais sentem falta de feedback mais consistente sobre a performance individual.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.