Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O turnover da Dow Brasil não passa de 3% ao ano

No último processo seletivo de trainees, havia 12.500 candidatos para 72 vagas

Por Marcia Kedouk
Atualizado em 21 out 2024, 11h58 - Publicado em 21 mar 2013, 14h58
Fábrica da Dow Química (Divulgação/)
Continua após publicidade

São Paulo (SP) – A Dow, uma das principais empresas químicas do mundo, tem feito parcerias importantes para manter na prática o que está no discurso de tantas companhias: o desenvolvimento sustentável. Em 2011, a empresa se tornou parceira global dos Princípios para Empoderamento das Mulheres, da ONU, e liderou a formação da Aliança pelo Fortalecimento do Papel da Mulher na Sociedade, para alimentar iniciativas que diminuam a desigualdade de gêneros.

Continuou os programas de pecuária sustentável em Minas Gerais e deu o pontapé inicial para a criação de um consórcio de construção de superfícies frias em edificações, reduzindo a temperatura interna em locais como escolas nas favelas do Rio de Janeiro. Também firmou uma joint venture com o grupo japonês Mitsui para a produção de bioplástico com etanol renovável em Santa Vitória (MG).

A usina deve começar a funcionar em 2014 e, até lá, pretende gerar 2.500 empregos diretos e 4.500 indiretos. Na plataforma de educação, inaugurou um centro digital na comunidade de Pasto de Fora (BA), com cursos de informática, acesso à internet e serviços como impressão de segunda via de contas.

Tudo isso com o apoio dos funcionários, que desde o ano passado fazem a cada trimestre reuniões virtuais de voluntários das unidades da Dow na América Latina para trocar experiências. Tantas práticas, além de render a esta veterana do Guia o destaque em Cidadania Empresarial de 2012, têm surtido efeito positivo na imagem da organização.

Continua após a publicidade

No último processo seletivo de trainees, havia 12.500 candidatos para 72 vagas. “Perguntei a eles por que queriam trabalhar aqui”, conta Pedro Suarez, presidente para a América Latina. “A maioria respondeu: ‘Porque quero fazer algo pelo mundo’.” O espírito é o mesmo de quem já está lá dentro.

A nova filosofia de aprendizado mútuo e de trabalho em equipe, chamada de One Team, reforçou o já elevado índice de satisfação do pessoal, a principal moeda da empresa contra a fuga de talentos — o turnover da Dow não passa de 3% ao ano. 

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Os programas de desenvolvimento, que já impressionavam pela variedade e consistência, foram reformulados para desenvolver e reter mais talentos. Funcionários apontam lentidão nas promoções, falta de jovens na liderança e dificuldade de ganho com a remuneração variável, atrelada ao resultado global.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.