Legado da pandemia, o trabalho híbrido já faz parte da rotina das empresas, de forma definitiva. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Workspace com a consultoria IDC Brasil, 56 de cada 100 profissionais brasileiros continuam atuando parte do tempo fora dos escritórios. E o departamento de recursos humanos precisa se ajustar a essa realidade: não é mais suficiente oferecer os tradicionais vales-alimentação, refeição e transporte.
Benefícios que facilitam a mobilidade e a gestão do home office, por exemplo, tornaram-se diferenciais competitivos muito importantes. Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pela Flash, empresa que oferece soluções de gestão de benefícios e despesas corporativas, com mais de 500 trabalhadores com carteira assinada, 84% dos entrevistados têm a percepção de que organizações que disponibilizam benefícios se importam mais com as pessoas. E 85% desejam continuar em empresas que concedem benefícios.
Olhar humano
Apoiar os profissionais em suas novas rotinas, portanto, se traduz em atração e retenção dos melhores profissionais – quando o assunto é mudar de emprego ou escolher entre propostas, 77% dos respondentes da pesquisa da Flash afirmaram que a empresa fornecedora dos benefícios é um fator considerado na tomada de decisão.
“O novo jeito de trabalhar provocou um olhar ainda mais humano para os benefícios, buscando atender às necessidades e expectativas de cada colaborador”, avalia Frederico Miranda, diretor de produtos da empresa.
Nesse contexto, a Flash vem desenvolvendo produtos modernos e adaptados aos movimentos do mundo do trabalho, por meio de uma plataforma que integra diferentes benefícios em um único cartão, aceito em 4 milhões de estabelecimentos comerciais em todo o país.
Opções inovadoras
O auxílio-home office permite creditar um valor específico para ajuda de custos, que os colaboradores podem utilizar para pagar contas residenciais, como internet e energia elétrica, ou melhorar o espaço de trabalho em casa, com móveis e artigos de escritório. Em 2021, na comparação com o ano anterior, a procura por essa modalidade de benefício cresceu 566%.
Já o vale-mobilidade possibilita que o funcionário utilize o cartão, de bandeira Mastercard, para se locomover ao trabalho com mais flexibilidade. “Ele pode ser usado para compra de bilhetes e créditos de transporte público, uso em aplicativos de transporte, estacionamento, combustível e pedágio. É um benefício mais democrático, que respeita as necessidades e a rotina de cada pessoa”, afirma o executivo.
Ganham os trabalhadores, que acessam os benefícios com autonomia, e também o RH, que pode gerenciar os benefícios em uma só plataforma, com praticidade e segurança jurídica. “A Flash está na dianteira das relações de trabalho, apoiando o RH nas transformações em curso”, diz Miranda.
Para saber mais, acesse: https://www.flashapp.com.br/