Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Dicas para ter mais produtividade no home office

Especialista elenca quatro pontos que ajudam a ter mais assertividade trabalhando remotamente. Descubra quais são eles

Por Marina Kuzuyabu 15 dez 2020, 22h13

O home office se tornou rapidamente uma realidade na maioria das empresas e muitas estão considerando adotar esse modelo de trabalho para sempre. Embora os funcionários e líderes já estejam se acostumando com o estilo, Esteban Morin, diretor de desenvolvimento e negócios para América Latina do Grupo Cia de Talentos, diz que é preciso atentar aos pontos abaixo para ter mais eficiência.

1. Combinado não sai caro
Estabeleça pactos com as equipes em relação às tarefas e à frequência das devolutivas sobre elas. Assim, as expectativas ficam alinhadas.

2. E-mail ou videoconferência?
Os canais de comunicação também precisam ser variados para se adequar às diferentes situações. Algumas coisas podem ser resolvidas por -e-mail; outras, como feedbacks-, exigem mais proximidade, como uma reunião em vídeo.

3. Lidere pelo exemplo
Preste atenção aos recados que os líderes passam por meio de seus comportamentos. Se o chefe começa a mandar mensagens ou e-mails às 6 da manhã e só termina à noite, indiretamente ele está dizendo que espera o mesmo comportamento e disponibilidade dos subordinados.

4. Força do coletivo
O que fazer com prazos e entregas de resultados quando algum membro do time tem a produtividade afetada? A saída é a colaboração. Como grupo é possível construir opções e remanejar tarefas. A situação de um funcionário que esteja com um familiar doente, por exemplo, deve ser tratada como mais uma tarefa da equipe, e não como um problema individual.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Continua após a publicidade

Publicidade