Heineken lança um guia de boas práticas para reuniões online
Nada de pedir videochamada para a sexta à tarde. Conheça os sete pilares pensados para otimizar o tempo e o bem-estar dos colaboradores.

Desde 2023, o Grupo Heineken tem implementado o “Modo Reunião”, um guia de boas práticas para reuniões online que estabelece sete passos para otimizar o tempo e aumentar a produtividade nesses encontros. A iniciativa surgiu em resposta às mudanças no ambiente de trabalho durante e após a pandemia, quando a companhia adotou o teletrabalho em suas áreas corporativas.
Em 2024, a ação foi direcionada para quatro áreas administrativas – Finanças & Compras, Marketing, Digital & Tecnologia e People –, que registraram uma melhora de 18%, superando significativamente a meta inicial de 5%. Além disso, a favorabilidade na Pesquisa de Clima dessas áreas combinadas aumentou de 60% para 71%.
A ideia foi concebida para combater o excesso de reuniões, permitindo que os colaboradores direcionem seu tempo para atividades que favoreçam tanto o desenvolvimento profissional quanto o bem-estar pessoal. Para Luísa Faria, diretora de Pessoas e líder do projeto, a estratégia só obteve resultados positivos ao unir forças com as áreas de Pessoas, de Desenvolvimento & Cultura e Diretoria de Felicidade para fortalecer a cultura organizacional e desenvolver conteúdos e treinamentos sobre o tema. Além disso, ter os vice-presidentes dessas áreas engajados com a inciativa foi um diferencial.
A área de Digital & Tecnologia também teve participação importante no apoio à capacitação dos colaboradores por meio de treinamentos sobre produtividade digital. Foram disponibilizados um guia com habilidades essenciais para navegar no trabalho remoto, além de dicas práticas sobre o uso mais eficiente das ferramentas de trabalho, como Teams, Outlook, Planner, Copilot, entre outros, com o objetivo de tornar o dia a dia mais produtivo, trabalhando mais de forma assíncrona e melhorando a colaboração e a comunicação entre as equipes.
“Com a redução do número de reuniões e a adoção de regras claras para sua condução, os funcionários relataram maior eficiência em suas rotinas de trabalho”, afirma a executiva. “Isso não apenas aumentou a produtividade, mas também proporcionou mais tempo para autocuidado e desenvolvimento de habilidades, aspectos essenciais para o bem-estar no ambiente corporativo.”
Os sete pilares do “Modo Reunião”
O guia estabelece práticas simples, mas transformadoras, que incluem:
1. Reuniões devem ocorrer dentro do horário de trabalho. Além disso, é importante reservar na agenda alguns horários de foco para leitura de emails, chats ou trabalhos que necessitem de concentração.
2. Limitação da duração entre 25 e 45 minutos, para que os minutos restantes sejam usadas para pausas e praticar o autocuidado.
3. Reuniões acima de 1h30 precisam incluir 10 minutos de descanso.
4. Proibição de agendamentos no horário de almoço.
5. Sextas-feiras à tarde livres de reuniões para que os profissionais tenham mais tempo de foco e organização da semana seguinte.
6. Reuniões com a equipe de vendas devem ocorrer preferencialmente às segundas-feiras.
7. Limitação de sete slides para apresentações.
Além dessas diretrizes, há orientações adicionais para organizadores e participantes de reuniões:
• Organizadores devem garantir que os convites sejam enviados às pessoas certas, com objetivos e ações bem definidos, e sempre com antecedência mínima de 24 horas.
• Participantes devem questionar convites sem propósito claro e, caso não possam participar, delegar um representante do time.
Todos são incentivados a manter foco total nas reuniões, evitando o uso de celulares e silenciando notificações.
De acordo com Luísa, a iniciativa reflete o compromisso do Grupo Heineken com a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e respeitoso. “Este é só mais um exemplo das nossas ações para promover o bem-estar dos colaboradores. Somos movidos pela paixão em ser a melhor cervejaria para o time de pessoas colaboradoras, parceiros, clientes, consumidores e toda a sociedade. Na companhia, todos têm acesso a um ambiente de trabalho leve, informal e respeitoso, para que se sintam confortáveis para ser quem são e, dessa forma, sejam protagonistas de suas carreiras.”