Especial Namorados: Revista em casa por 9,90

Heineken lança um guia de boas práticas para reuniões online

Nada de pedir videochamada para a sexta à tarde. Conheça os sete pilares pensados para otimizar o tempo e o bem-estar dos colaboradores.

Por Alexandre Carvalho
23 Maio 2025, 14h54
Fotografia de uma mulher participando de uma reunião online de trabalho.
 (Alistair Berg/Getty Images)
Continua após publicidade

Desde 2023, o Grupo Heineken tem implementado o “Modo Reunião”, um guia de boas práticas para reuniões online que estabelece sete passos para otimizar o tempo e aumentar a produtividade nesses encontros. A iniciativa surgiu em resposta às mudanças no ambiente de trabalho durante e após a pandemia, quando a companhia adotou o teletrabalho em suas áreas corporativas.

Em 2024, a ação foi direcionada para quatro áreas administrativas – Finanças & Compras, Marketing, Digital & Tecnologia e People –, que registraram uma melhora de 18%, superando significativamente a meta inicial de 5%. Além disso, a favorabilidade na Pesquisa de Clima dessas áreas combinadas aumentou de 60% para 71%.

A ideia foi concebida para combater o excesso de reuniões, permitindo que os colaboradores direcionem seu tempo para atividades que favoreçam tanto o desenvolvimento profissional quanto o bem-estar pessoal. Para Luísa Faria, diretora de Pessoas e líder do projeto, a estratégia só obteve resultados positivos ao unir forças com as áreas de Pessoas, de Desenvolvimento & Cultura e Diretoria de Felicidade para fortalecer a cultura organizacional e desenvolver conteúdos e treinamentos sobre o tema. Além disso, ter os vice-presidentes dessas áreas engajados com a inciativa foi um diferencial.

A área de Digital & Tecnologia também teve participação importante no apoio à capacitação dos colaboradores por meio de treinamentos sobre produtividade digital. Foram disponibilizados um guia com habilidades essenciais para navegar no trabalho remoto, além de dicas práticas sobre o uso mais eficiente das ferramentas de trabalho, como Teams, Outlook, Planner, Copilot, entre outros, com o objetivo de tornar o dia a dia mais produtivo, trabalhando mais de forma assíncrona e melhorando a colaboração e a comunicação entre as equipes.

“Com a redução do número de reuniões e a adoção de regras claras para sua condução, os funcionários relataram maior eficiência em suas rotinas de trabalho”, afirma a executiva. “Isso não apenas aumentou a produtividade, mas também proporcionou mais tempo para autocuidado e desenvolvimento de habilidades, aspectos essenciais para o bem-estar no ambiente corporativo.”

Os sete pilares do “Modo Reunião”

O guia estabelece práticas simples, mas transformadoras, que incluem:

Continua após a publicidade

1. Reuniões devem ocorrer dentro do horário de trabalho. Além disso, é importante reservar na agenda alguns horários de foco para leitura de emails, chats ou trabalhos que necessitem de concentração.

2. Limitação da duração entre 25 e 45 minutos, para que os minutos restantes sejam usadas para pausas e praticar o autocuidado.

3. Reuniões acima de 1h30 precisam incluir 10 minutos de descanso.

4. Proibição de agendamentos no horário de almoço.

Continua após a publicidade

5. Sextas-feiras à tarde livres de reuniões para que os profissionais tenham mais tempo de foco e organização da semana seguinte.

6. Reuniões com a equipe de vendas devem ocorrer preferencialmente às segundas-feiras.

7. Limitação de sete slides para apresentações.

Além dessas diretrizes, há orientações adicionais para organizadores e participantes de reuniões:

Continua após a publicidade

• Organizadores devem garantir que os convites sejam enviados às pessoas certas, com objetivos e ações bem definidos, e sempre com antecedência mínima de 24 horas.
• Participantes devem questionar convites sem propósito claro e, caso não possam participar, delegar um representante do time.

Todos são incentivados a manter foco total nas reuniões, evitando o uso de celulares e silenciando notificações.

De acordo com Luísa, a iniciativa reflete o compromisso do Grupo Heineken com a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e respeitoso. “Este é só mais um exemplo das nossas ações para promover o bem-estar dos colaboradores. Somos movidos pela paixão em ser a melhor cervejaria para o time de pessoas colaboradoras, parceiros, clientes, consumidores e toda a sociedade. Na companhia, todos têm acesso a um ambiente de trabalho leve, informal e respeitoso, para que se sintam confortáveis para ser quem são e, dessa forma, sejam protagonistas de suas carreiras.”

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ESPECIAL NAMORADOS

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.