RHadioCast: a saúde mental no trabalho é o tema do 33º episódio
Fátima Macedo, CEO da Mental Clean, fala sobre as novas responsabilidades das empresas em relação ao bem-estar de seus funcionários. Confira.

A Organização Internacional do Trabalho estima que, todos os anos, pessoas deprimidas e ansiosas deixam de trabalhar 12 bilhões de dias úteis, em conjunto. E que, por isso, deixamos de produzir quase US$ 1 trilhão.
A nível nacional, as notícias tampouco são animadoras: somos o país mais ansioso do mundo, de acordo com a OMS, e uma série de pesquisas indicam que os profissionais brasileiros não vão nada bem. Segundo a Indeed, por exemplo, quase 60% dos trabalhadores se sentem estressados na maior parte do tempo.
Felizmente, algumas empresas já estão empenhadas em criar ambientes de trabalho mais saudáveis. Mas elas são minoria. E as organizações que têm programas de saúde mental precisam aprofundá-los urgentemente.
É o que defende Fátima Macedo, CEO da consultoria Mental Clean, no episódio do RHadioCast que foi ao ar nesta segunda (20). Confira abaixo.
Durante a entrevista que concedeu ao editor-chefe da Você RH, Alexandre Carvalho, Fátima falou sobre os estressores do ambiente de trabalho, sobre a relação entre redes sociais e o desenvolvimento de ansiedade, e sobre as melhores práticas para prevenir e tratar problemas psicológicos no trabalho.
A executiva também compartilhou os principais resultados de uma pesquisa recente da Mental Clean. O estudo revelou, por exemplo, que a média gerência têm impacto direto na saúde mental dos funcionários, e que boas relações no escritório protegem o bem-estar dos trabalhadores.
Fátima afirma que há pouco investimento na prevenção de problemas psicológicos no trabalho – e que, muitas vezes, as empresas perdem dinheiro ao ignorar o assunto. “Afinal, um trabalhador esgotado erra mais, se ausenta mais do trabalho e não demonstra engajamento.”
Confira o episódio completo no canal da Você RH no Youtube ou no Spotify. Clique aqui para ver os episódios anteriores do RHadioCast.