Proximidade com os funcionários ajuda a companhia a atingir metas
Ser próximo das pessoas ajuda a companhia a atingir as metas de negócios e de engajamento

Sérgio Sampaio comanda uma área que vai desde a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos até a entrega dos itens nas lojas do Grupo Boticário, que incluem Eudora, Quem Disse, Berenice? e The Beauty Box.
Com 2 600 pessoas, espalhadas em seis endereços, é a divisão com maior índice de engajamento da corporação: 95% de satisfação reportada na última pesquisa, ante 88% da média do grupo. A motivação dos funcionários afeta positivamente os indicadores de negócios. “Atingimos, em média, 115% das metas. Criamos mais de 3 000 produtos no tempo planejado e produzimos 295 milhões de peças dentro do custo estimado, sem perdas”, diz o diretor de operações.
O nível de qualidade também é alto: a cada 1 milhão de peças, 250 podem apresentar algum problema. Na visão de Sampaio, a real clareza das metas, o planejamento estratégico discutido da base para o topo (não de cima para baixo, como na maioria das empresas) e a comunicação mensal de resultados fazem a diferença.
É o que ele resume em uma frase: “Equilíbrio entre razão e coração”. “Eu tinha essa visão, mas no Grupo Boticário ela foi aperfeiçoada”, afirma. “Uma de nossas premissas é cuidar do relacionamento com as pessoas e manter a transparência. E o RH está sempre junto nessa comunicação, nos apoiando na construção de eventos e nos suprindo com as informações necessárias.”
O próximo desafio é entender quais habilidades devem ser desenvolvidas nos profissionais para a indústria 4.0. “O RH não está nem mais atrasado nem mais evoluído do que as outras áreas da empresa. Todos devem evoluir para uma nova visão.”
“O RH tem esse grande desafio junto conosco: quando se fala da indústria 4.0, quais habilidades devem ser desenvolvidas nos profissionais?”
Sérgio Sampaio, diretor de operações do Grupo Boticário