5 dicas para elaborar um bom currículo em inglês
Caprichar na estrutura, variar os tempos verbais, enviar uma carta de apresentação... Veja as recomendações de um executivo da CNA idiomas.

Dominar o inglês, você sabe, é fundamental para ampliar oportunidades de trabalho, seja em empresas nacionais ou estrangeiras. De acordo com um estudo da Catho, por exemplo, profissionais que são fluentes no idioma conseguem obter salários até 61% maiores do que seus pares.
Mas, além de dominar a língua, é preciso mostrar tais competências no currículo de maneira convincente. Como fazê-lo?
Marcelo Barros, diretor de educação do CNA+, recomenda: o documento precisa ser bem estruturado e descrever a habilidade linguística, mas também demonstrar a capacidade do profissional quando o assunto é escrita e organização.
Segundo o especialista, o ideal é indicar a formação acadêmica logo no início do currículo, após o objetivo. Além de utilizar o tempo verbal do simple past para descrever cursos ou trabalhos concluídos, também é uma boa ideia recorrer ao present perfect para falar de projetos que ainda estão em andamento.
Confira outras 5 dicas da CNA Idiomas, marca do grupo educacional CNA+, para elaborar um bom currículo em inglês:
1. Capriche na estrutura e na formatação
Certifique-se de seguir o formato desejado pelos recrutadores: eles preferem arquivos que não passam de duas páginas ou que têm entre 600 e 700 palavras. Use uma linguagem clara e concisa, evitando jargões que possam não ser compreendidos no exterior.
Geralmente, um bom currículo em inglês contém as seguintes seções: dados pessoais (contact info/profile); experiência profissional (work experience) com cargos, nomes das empresas e localização; formação acadêmica (education), também com localização; competências técnicas (skills); e treinamentos ou cursos complementares e certificados (training and certificates).
2. Use verbos de ação
Utilizar verbos de ação no seu currículo ajuda a destacar suas habilidades e sua experiência. Esses verbos representam ações perceptíveis, gerando mais impacto na descrição das responsabilidades e conquistas. Alguns action verbs comuns em currículos são: led (liderou), organized (organizou) e managed (gerenciou).
3. Evite traduções literais
Usar traduções literais ou ferramentas de tradução automática pode denunciar que seu conhecimento em inglês é inferior ao desejado pela empresa.
“Monte seu próprio currículo e demonstre que você consegue participar do processo de seleção, passando por testes e entrevistas em inglês”, recomenda Marcelo.
4. Evite jargões
Lembre-se: o objetivo do currículo é apresentar de forma séria e sucinta sua trajetória profissional e capacidade de atender aos requisitos solicitados pelos recrutadores.
Por isso, evite o uso de jargões ou termos que não são amplamente utilizados no mundo corporativo. Recorra a frases diretas e objetivas.
5. Carta de apresentação
Enviar uma cover letter com o currículo é um extra que pode fazer toda a diferença. Recrutadores que trabalham no exterior geralmente apreciam receber esse documento, porque assim conhecem mais sobre o candidato e, claro, podem avaliar melhor sua habilidade na escrita em inglês.
Nesse documento, você precisa apresentar suas motivações, seus interesses e suas experiências de maneira clara e envolvente.