stamos no meio do ano. É tempo de rever os planos traçados no final de 2021 ou início de 2022, verificar se é preciso ajustar rotas no planejamento. Sempre acho esse mês especialmente positivo para fazer um balanço do que já foi feito, dos resultados alcançados, avaliar se as metas traçadas ainda fazem sentido e estruturar um planejamento macro dos próximos meses do ano.
Um item que deveria estar no planejamento de todos nós é o autodesenvolvimento. Nesse aspecto, vale pensar tanto em competências técnicas quanto comportamentais. Afinal, no fundo, o mundo corporativo tem muito a ver com relações, com as trocas com gestores, pares, clientes, fornecedores ou parceiros de negócios. Não é incomum, por exemplo, vermos projetos travados ou concluídos de maneira ineficiente por pura falta de comunicação. Isso para citar apenas uma das muitas habilidades fundamentais no dia a dia de um negócio.
Se você, assim como eu, aproveita o mês de julho para combinar as próprias férias com o recesso da escola dos filhos, que tal tentar encaixar na agenda cursos de curta duração que tenham a ver com algum item da sua lista de desenvolvimento? Pensando nisso, pesquisei algumas opções de plataformas que, a meu ver, oferecem cursos interessantes nesse sentido. Alguns, inclusive, são gratuitos.
EDX
Uma plataforma que sugiro é a EDX, criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Eu, particularmente, acho ela bem interessante, pois, como uma grande marketplace de cursos online, oferece programas executivos do próprio MIT e de mais 160 universidades renomadas.
Coursera
Também acredito ser interessante citar a Coursera, fundada por professores de Stanford e se dispondo a ser uma plataforma de aprendizagem sob demanda, com uma lista de cursos de todos os tipos — alguns gratuitos —, de 200 universidades.
Perestroika, Aerolito, Sputinik e Laje
Caso o seu foco seja conteúdos voltados à inovação, sugiro avaliar os conteúdos de plataformas, como a Perestroika, o Aerolito, a Sputkik e a Laje, sendo os dois últimos com soluções mais voltadas para empresas, mas igualmente interessantes.
The School of Life
Uma escola que acho que vale a pena conhecer é a The School of Life, focada no ensino da inteligência emocional, entre outras habilidades comportamentais, tanto para o público em geral quanto para grupos corporativos. Lá, os cursos são pagos, mas a escola disponibiliza muito conteúdo gratuito nas redes sociais e em um canal próprio no YouTube.
De uma forma geral, claro que, nesse momento, todas as grandes universidades do mundo estão oferecendo uma série de cursos em seus sites, alguns gratuitos e outros não. Então, vale selecionar as instituições que você admira e fazer uma pesquisa sobre opções de cursos nos respectivos sites. É provável que você encontre oportunidades de aprendizagem muito interessantes.
Eu programei tirar uns dias de férias nessas duas primeiras semanas de julho, mas antes fiz minha “lição de casa”. Pesquisei cursos que me interessam e que possam ser acompanhados à distância. Comentei sobre essa minha pesquisa com algumas pessoas e muitas me pediram para compartilhar o que eu encontrei. Por isso, aproveito o espaço da coluna para ampliar esse compartilhamento, visando ajudar quem esteja nessa busca pelo autodesenvolvimento.
Além dos cursos, claro, tem muito conteúdo interessante no Youtube, em formato de TEDtalks, entre outros vídeos curtos e mais longos. Algo que tenho feito ultimamente nessa busca é fazer pesquisas com base no nome de autores de livros de negócios que li e gostei. Em geral, acabo encontrando uma série de palestras, que me ajudam a complementar o aprendizado. E, claro, nunca deixo de lado o meu hábito de ler livros e recomendo que você tenha também na sua programação livros a serem lidos, livros de todos os tipos e não só voltados a negócios ou carreira.
Nesse momento, estou por aqui de férias, com três crianças e sem nenhuma babá comigo. Trouxe na bagagem, além de tudo o que se carrega quando viajamos com crianças, quatro livros, um tablet para acessar os cursos online e uma boa dose de otimismo de que vou conseguir dar conta de tudo. Mas se eu conseguir “ticar” alguns itens da minha lista já ficarei muito feliz. Se alguma das minhas dicas fizer sentido para você, será melhor ainda.
Pequenos e contínuos passos de evolução podem fazer bastante diferença nas nossas vidas e carreiras. Espero ter ajudado!