Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Pós-graduação ou MBA: quais são as diferenças e qual é a melhor escolha?

Embora ambas sejam especializações lato-sensu, pós-graduação e MBA são indicadas para objetivos diferentes de carreira. Saiba qual é a ideal para você

Por Redação Atualizado em 11 ago 2021, 08h30 - Publicado em 11 ago 2021, 08h00

Em busca de mais desenvolvimento e de oportunidades, profissionais em diversos estágios de carreira deparam com a dúvida: qual tipo de especialização escolher? A decisão precisa levar em conta os objetivos de carreira de curto, médio e longo prazo, o planejamento da própria carreira e, em muitos casos, as necessidades do próprio empregador. Entre as escolhas mais comuns, estão o MBA e a pós-graduação. Ambos são especializações lato-senso, mas indicadas para objetivos diferentes de carreira.

Quando fazer um MBA

Segundo o MEC, “os MBAs – Master Business Administration ou equivalentes – nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração.” Na prática, o MBA é indicado para pessoas que querem se especializar em gestão e trilhar uma carreira executiva. Isso acontece porque o MBA é mais voltado para questões do mercado de trabalho e as turmas normalmente são compostas por alunos que já possuem experiência em empresas e querem se tornar líderes melhores.

Importante lembrar que as instituições de ensino costumam exigir pelo menos cinco anos de experiência profissional para os alunos de MBA. Além disso, o MEC só reconhece cursos com pelo menos 360 horas-aula.

  •  

    Uma especialização como essa pode ser interessante não apenas para entender mais sobre gestão e negócios, mas para se aprofundar na sua própria área ou para ter conhecimento para fazer uma mudança de carreira. Como escreve a colunista de VOCÊ RH Isis Borge, diretora da consultoria de recrutamento Talenses, uma pessoa formada em psicologia que atue com recursos humanos pode fazer um MBA em administração para trilhar uma carreira mais estratégica.

    Quando fazer uma pós-graduação

    Os cursos de pós-graduação costumam fazer mais sentido para aquelas pessoas que querem se especializar na própria área de estudo. O objetivo dessa formação é na especialização em determinada área. E isso vale tanto para os profissionais que querem continuar atuando no setor de formação, quanto para os que querem mudar de carreira. Segundo Isis, os empregadores veem com bons olhos uma pessoa que ainda não tem experiência em determinado assunto, mas que está fazendo uma pós para se especializar no tema.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

    Continua após a publicidade
    Publicidade