5 práticas para treinar a escuta ativa e se comunicar efetivamente
Gestores que são bons ouvintes fornecem feedbacks construtivos e engajam os colaboradores – o que pode melhorar os resultados da equipe.
Muito se fala que saber se comunicar é uma soft skill essencial no mercado de trabalho, podendo ser o grande diferencial de um profissional. Mas conseguir alcançar uma comunicação efetiva engloba várias outras habilidades. Entre elas, a escuta ativa.
Ingrid Gielow, doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana e CEO da ProBrain, que cria soluções tecnológicas para estimular habilidades cognitivas e cerebrais, afirma que a comunicação não é apenas o que se diz, mas também o que o outro percebe. Por isso, quem é capaz de perceber elementos que ajudam a criar uma conexão emocional com o outro consegue antecipar problemas e sair na frente.
“Comunicadores de excelência também são bons ouvintes”, afirma Ingrid. Não adianta uma pessoa ensaiar um belo discurso, falar com clareza e expressar sua emoção na voz e na postura corporal, mas não levar em consideração o público e se moldar a ele.
A fonoaudióloga diz que a escuta ativa é essencial, sobretudo, para a liderança, que tem a oportunidade de ampliar sua visão, passando a ser assertiva na comunicação, conseguindo promover feedbacks mais construtivos e maior engajamento do time. “Isso impacta positivamente o clima organizacional e, consequentemente, os resultados da equipe”, diz.
À VOCÊ RH, Ingrid detalhou cinco práticas para treinar a escuta ativa. Confira abaixo.
1. Exercício da escuta micro-macro
Permita-se perceber todos os sons de um ambiente. Cronometre um minuto e permaneça assim, prestando atenção a todos os sons e ruídos. No minuto seguinte, escolha um som ou ruído específico. Acompanhe-o, perceba todos os seus detalhes, até que os demais sons percam a importância. Volte para o cenário auditivo completo. Isso ajuda seu cérebro a desenvolver a habilidade de escuta ativa.
2. Mantenha seu foco apenas na pessoa que está falando
Procure não dividir sua atenção com leitura de e-mails nem responder mensagens enquanto o outro fala. O cérebro não consegue dividir a atenção — fica alternando o foco rapidamente. Isso significa que, enquanto você faz uma coisa, pode até achar que escutou o que o outro disse, mas certamente perdeu alguma informação.
3. Olhe para a pessoa enquanto ela fala
Lembre-se: pessoas se conectam a pessoas, e essa conexão começa pelo olho no olho.
4. Ouça, veja e sinta
Amplie sua escuta para a percepção dos aspectos não verbais da comunicação. Quando olhamos para quem fala, além das palavras, nosso cérebro processa o tom de voz, as ênfases, as expressões faciais, os gestos. Amplie sua observação.
5. Evite julgamentos, atente-se aos fatos
Tendemos a julgar o que o outro fala enquanto escutamos, concordando, discordando ou criando barreiras a partir de nossos vieses inconscientes. Um bom exercício é escutar os fatos e separar o que a pessoa falou da opinião que você tem sobre o que ouviu. Então, antes de elaborar um discurso sobre o que a pessoa deveria ter feito ou qual seria a solução do problema, experimente repetir exatamente o que você entendeu. “Você está me dizendo que… (explique o que entendeu com as palavras que a pessoa disse)? Então… (diga o que sente ou pensa). Dessa maneira, o outro se sentirá verdadeiramente compreendido, o que aumentará a relação de confiança e a empatia entre vocês.
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