Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Dia da Consciência Negra: a sociedade está mesmo se tornando inclusiva?

O aumento de negros e de outros grupos minorizados entre os eleitos nas eleições municipais demonstram preocupação da sociedade com a inclusão aumentou

Por Liliane Rocha*
Atualizado em 11 dez 2020, 18h37 - Publicado em 20 nov 2020, 07h00
Mulher negra feliz sorrindo
 (Eye for Ebony/Unsplash)
Continua após publicidade

Não falamos de outra coisa. Parece que nestas últimas eleições o povo brasileiro entendeu um pouco mais sobre a importância de a proporcionalidade, a representatividade e a humanidade, presentes em cada um de nós, estarem em todos os lugares, inclusive nos postos de tomada de decisão do legislativo e executivo nas cidades brasileiras.

Em São Paulo – considerada a maior metrópole do país com 11,89 milhões de habitantes, segundo o IBGE – por exemplo, passamos de dez vereadores negros para 11 vereadores negros; de 11 vereadoras mulheres para 13 vereadoras. E de nenhuma mulher negra na Câmara para quatro mulheres negras. Sendo que uma delas, Erika Hilton, é mulher, preta, trans e foi a sexta vereadora mais votada na cidade. É a primeira mulher transgênero a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo.  Carolina Iara, travesti, intersexo e soropositiva também foi eleita na capital paulista.

Segundo a agência de jornalismo Alma Preta “negros serão 44% dos vereadores nas câmaras municipais de diversas cidades em 2021”. Em todos os municípios do Brasil, este fenômeno se repetiu. Vimos a presença de mulheres, de negros, de LGBTQIAP+, entre outros grupos minorizados, aumentar. A dúvida que não quer calar é: será que esse resultado nas eleições é um reflexo do aumento do debate no campo empresarial?

Continua após a publicidade

As batalhas de 2020

Sabemos que ao longo deste ano as empresas se posicionaram com força na luta antirracista e pró-equidade racial. A valorização da diversidade e a inclusão estão na pauta das grandes corporações brasileiras. Vimos a repercussão que teve o programa de trainees do Magazine Luiza, com foco para negros e a transparência da empresa ao mencionar publicamente que nos últimos anos havia contratado cerca de 250 trainees, dentre eles somente dez negros e que por isso este ano estava abrindo de dez a 20 vagas exclusivas para essa parcela da população.

Tivemos também a Ambev com o Programa de Estágio Representa focado na população negra e o programa de trainees que atualizou as regras do jogo e equiparou as oportunidades ao tirar a exigência do idioma inglês como critério obrigatório no processo.

Além disso, Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, cedeu por cerca de sete dias o seu perfil do LinkedIn para que eu, uma mulher negra, pudesse falar diretamente de sua página, com um público para lá de seleto sobre igualdade racial, mulheres negras, LGBTQIAP+, negros, empreendedorismo, empregabilidade e muito mais.

Continua após a publicidade

Caminho sem volta

Aparentemente, o debate, a conscientização e as ações coordenadas que estão sendo realizados nas empresas, ao somar forças com o mês da Consciência Negra, com a intelectualidade negra que tem atuado com esmero no Brasil e com os acontecimentos recentes geraram um despertar inclusivo na população.

É evidente que, tanto nas empresas como no poder público, há ainda uma sub-representatividade, mas em ambos os casos sabemos que o caminho é sem volta. O ser humano, cidadão e cidadã, é o mesmo que vota, é o mesmo que exerce os mais variados cargos dentro das grandes, médias e pequenas empresas no Brasil. Cada um de nós, ou ao menos alguns de nós, parece estar cada vez mais assumindo para si a responsabilidade de transformar a sociedade de todas as formas possíveis. E você, vamos em frente?

Fundadora e CEO da Gestão Kairós consultoria de Sustentabilidade e Diversidade e autora do livro “Como ser um líder inclusivo”. Criadora do conceito Diversitywashing e reconhecida como 101 Top Global Diversity and Inclusion Leaders no Diversity & Inclusion Excellence Awards 2019 e 2020, na Índia.

Continua após a publicidade

 

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.