Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

General Motors terá 50% de candidatas mulheres em seus processos seletivos

Medida da montadora dona da marca Chevrolet vale para a América do Sul, incluindo o Brasil. Atualmente, a empresa tem 25% de funcionárias no país

Por Hanna Oliveira
Atualizado em 23 out 2024, 13h36 - Publicado em 19 Maio 2021, 08h21
Uma mulher aparece usando o computador.
 (Andrea Piacquadio/Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

A General Motors, companhia do setor automotivo, anunciou que, a partir de agora, todos seus processos seletivos deverão contar com a presença de 50% de candidatas mulheres. As novas regras valem para toda a América do Sul, incluindo o Brasil.

A iniciativa vem após declaração da CEO global da empresa, Mary Barra, de que a GM tentará ser a empresa mais diversa do mundo: “É uma declaração forte, potente para todos nós”, diz Christian Cetera, diretor de RH da companhia. “Temos a ambição de incrementar a porcentagem de mulheres em posição de liderança e, obviamente, dentro dos nossos quadros de colaboradores de uma maneira muito agressiva”, conta.

Atualmente, a GM conta com 14.000 funcionários no Brasil, desses, apenas 25% são mulheres. Os processos seletivos com a garantia de inclusão de gênero já iniciaram nas plantas de São José dos Campos e São Caetano, com êxito.  “É um impacto sistêmico para nossa organização e está elevando o nível de discussão interna e está mudando a configuração social da companhia”, afirma Christian.

Continua após a publicidade

Além da iniciativa voltada para gênero, a empresa conta com grupos de diversidade voltados para a questão racial, LGBT e geracional. Há cinco anos, realizam também o projeto “Women in action”, um programa de coach, mentoria e aceleração de carreira para as funcionárias entre 30 e 40 anos. “A indústria automotiva tinha a fama de não ser para mulheres. E um dos compromissos do comitê executivo é debater e afirmar que, definitivamente, este é um espaço absolutamente de alto valor para mulheres”, diz o diretor de RH.

 

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.