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A Alelo tenta se caracterizar pelo inconformismo positivo

Isso quer dizer que não basta cumprir 100% das metas - o ideal é ir além

Por Rosana Tanus
Atualizado em 21 out 2024, 11h58 - Publicado em 21 mar 2013, 10h44
Cartão da Alelo (Divulgação/)
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Barueri (SP) – Empresa brasileira de administração de cartões-benefício, como vales alimentação e refeição e vales transporte e combustível, a Alelo já somou quatro participações neste Guia com outro nome — CBSS Administração dos Cartões Visa Vale. Se a marca mudou, a gestão que coloca as pessoas em primeiro lugar se mantém sólida.

Focada em desenvolver sua própria liderança a partir da identificação de talentos internos, a Alelo pode dizer, com orgulho, que 80% de seus líderes foram formados internamente. Ou seja, para cada 10 posições de coordenador — e acima desse nível —, 8 profissionais vieram da própria companhia.

Para fomentar esse crescimento, a empresa investe em treinamentos nas duas plataformas — presencial e virtual. Essa valorização se reflete no turnover espontâneo, que fica em torno de 10% ao ano, um número relativamente baixo, levando-se em conta que a Alelo tem como acionistas o Banco Bradesco e o Banco do Brasil, o que torna acirrada a disputa por crescimento no mercado devido à concorrência com outras instituições financeiras.

O cuidado com a gestão de pessoas tem um motivo — dar suporte para que mais de 100% das metas da companhia sejam atingidas. “Nós vivenciamos o ‘inconformismo positivo’. Nenhum de nós quer entregar como resultado o que foi estipulado — queremos ir além”, diz um funcionário. Por isso a relação entre chefes e subordinados é de grande proximidade e pouca hierarquia.

Os profissionais são unânimes em afirmar que os gestores orientam bem, reveem as metas quando necessário e que, se uma pessoa errar, jamais é apontada como vilã — o erro é levado à diretoria como sendo da equipe toda. Pelo dinamismo do negócio, ninguém ali pode dizer que tem uma rotina, mas todos podem dizer que estão cansados.

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O excesso de trabalho anda incomodando muita gente. De olho nesse problema, a área de recursos humanos e a liderança têm procurado comemorar cada resultado e distribuído ingressos para cinema na tentativa de distensionar o pessoal.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Meritocracia na promoção das pessoas, autonomia para executar as tarefas e aprendizado contínuo. O pacote de benefícios também é muito elogiado. A distribuição dos lucros poderia ser mais agressiva, segundo os funcionários, que ainda pedem carro para o nível comercial e uma sala de descompressão.

 

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