A Intelbras faz avaliações trimestrais dos líderes e equipes
A empresa tem uma vez por ano o Dia da Parada, quando todos se reúnem para discutir a estratégia dos negócios
São José (SC) – Manter um discurso uniforme das bases operacionais até o topo da gestão é uma das maiores habilidades da equipe da Intelbras, fabricante de produtos de telefonia, com sede em São José, cidade vizinha a Florianópolis (SC).
As metas, que são definidas pelos diretores, são desdobradas pelas gerências, responsáveis por informar a base operacional. Líderes e equipes definem qual caminho será traçado para alcançar os objetivos, e são avaliados a cada três meses pela diretoria.
Durante os Cafés com o Presidente, os funcionários da base operacional têm ainda a oportunidade de tirar dúvidas sobre o direcionamento das metas. Mas o evento mais importante do ano é o Dia da Parada, quando todo o time se reúne para discutir as estratégias da companhia.
Todas essas ações ajudam a traduzir de forma dinâmica e transparente como e aonde a Intelbras pretende chegar ao longo do ano, além de contribuir com o bom relacionamento de líder e subordinado. “Os nossos chefes entendem muito do que fazem e dão todo o subsídio possível para que possamos dar o nosso melhor”, diz um funcionário. Os líderes também se mostram satisfeitos com a forma como são tratados.
“Cada vez que damos um passo à frente, eles nos preparam para a posição que vamos assumir”, afirma um gestor. O problema é que, em boa parte das vezes, os profissionais acabam assumindo novas responsabilidades porque se mostram competentes, mas demoram a receber um aumento de salário, o que gera mais volume de trabalho e insatisfação.
Embora estejam claras quais competências são necessárias para cada elevação de nível, há quem diga que nem sempre o que está escrito é cumprido de forma muito rigorosa, suscitando dúvidas sobre o discurso e a prática da descrição de cargos e salários.
A equipe de líderes explica que a remuneração diferenciada tem a ver com a estratégia da Intelbras. “Há pessoas que são chave nos times e que precisam receber salários diferenciados”, afirma um gestor.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
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A participação ativa da base operacional na estratégia dos negócios proporciona grande aprendizagem profissional para quem passa pela empresa. | O crescimento da empresa vem provocando uma sobrecarga de trabalho, o que acaba prejudicando a qualidade de vida dos funcionários. |