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A Volvo dá 40 horas de treinamento por funcionário ao ano

Empresa investe em treinamento e valoriza formação acadêmica de funcionários

Por Lucas Rossi
Atualizado em 5 dez 2020, 20h49 - Publicado em 21 mar 2013, 10h47

Curitiba (PR) – Enquanto a Suécia investe 6,6% de seu Produto Interno Bruto em educação, o Brasil não passa dos 5%. O resultado é que 99% dos suecos são alfabetizados, ante apenas 25% dos brasileiros. A cultura de educação tem reflexo na multinacional Volvo, fabricante sueca de chassis de ônibus e caminhões, motores e cabines.

Por lá, cada empregado recebe mais de 40 horas de treinamento por ano e seu quadro de funcionários exibe uma elite intelectual, rara de se encontrar nas empresas brasileiras: 64 mestres, 12 mestrandos, três doutores, cinco doutorandos e um PhD. A companhia ajuda diretamente nessa formação.

Nos últimos cinco anos, com um investimento de 2,5 milhões de reais, foram concedidas 1.000 bolsas de estudos para o time. Não é por acaso, portanto, que a bicampeã deste Guia (foi eleita a melhor empresa para trabalhar em 2008 e 2011) seja o destaque em Desenvolvimento neste ano. E os profissionais veem o retorno dos estudos. No ano passado, todos tiveram aumento de 10% no salário e receberam, no mínimo, 15.000 reais de participação nos lucros e resultados.

Para este ano, o valor será de 25.000 reais. “Salário é só uma parte, os benefícios e o desenvolvimento é que aumentam o comprometimento”, afirma Carlos Morassutti, diretor de RH e assuntos corporativos. Em 2011, o grupo consolidou o conceito de planejar todas as suas ações no longo prazo.

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Isso faz com que os empregados se sintam mais seguros em momentos de queda de vendas, como este pelo qual a Volvo está passando agora. No ano passado, para se antecipar à mudança de regulamentação de motores, que substituiu um modelo por outro mais novo e 15% mais caro, as empresas correram para comprar o antigo e poupar dinheiro.

Como consequência, as vendas da Volvo foram excelentes em 2011 e minguaram neste ano. Nada que afete, no entanto, o investimento em desenvolvimento do pessoal. Afinal, a múlti sabe que investir no funcionário significa investir diretamente no futuro de seus negócios e indiretamente no futuro do país. 

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
O pacote de benefícios é bem atrativo e a associação de funcionários, que foi reformada, é muito elogiada pelos empregados. O auxílio-creche não é extensivo aos homens e os funcionários reclamam da falta de comunicação entre diferentes setores.
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